quinta-feira, 3 de maio de 2012

Amor, ou obsessão?


 Devo confessar que adoro assistir "Malhação". O programa mostra a relação entre pais e filhos, os conflitos da juventude e da sociedade nos tempos atuais. Os temas abordados retratam o cotidiano das classes sociais e são um convite à reflexão.
    Num capítulo desta semana, Cristal (Thaís Melchior) mal chegou de Petrópolis já grudou no pé de Gabriel (Caio Paduan). Ela tenta ligar insistentemente para o ex-namorado e o telefone dele só dá fora de área.  Percebendo a irritação da amiga, Natália (Carla Salle) manda a real: "Cristal, será que ele não tá a fim de falar com você?".  Isto me fez pensar nas pessoas que insistem em correr atrás de relacionamentos que já acabaram ou de pessoas que não as querem. No caso da personagem Cristal, acho que vai além da falta de amor próprio, já que ela finge uma gravidez que não existe para reconquistar o ex-namorado. Abandonou até a faculdade para dedicar-se à farsa. Usa como desculpa a doença do pai, o que também é uma mentira, para fazer chantagem emocional com Gabriel, exigindo que ele se case com ela.
     Na trama, fica visível que ela já não tem vida própria, já que não mede esforços para correr atrás do rapaz.    Acho que no caso dela, já não é amor, virou obsessão. Penso então, será que vale a pena um relacionamento baseado em mentiras, já que o amor não foi idealizado para aprisionar ninguém.
Mas o que é amor? O amor não dói nem machuca... Não cultiva o apego...Ele é motivo de alegria, tem que ser recíproco, tem que ser a dois.
     Faço minhas as palavras do Padre Fábio de Melo : "Deixa partir o que não te pertence mais, deixa seguir o que não poderá voltar, deixa morrer o que a vida despediu... O que foi já não serve... é passado, e o futuro ainda está do outro lado, e o presente é o presente que o tempo quer te entregar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário