quarta-feira, 23 de maio de 2012

Carta a um (ex-aluno) CDF

Esta carta é fictícia e retrata o sonho de qualquer professor: o de ver seus alunos terem sucesso profissional e pessoal.  Aproveito para parabenizar aos professores pela dedicação na difícil tarefa de ensinar. A "carta" também é uma homenagem aos bons alunos, àqueles que sentem-se excluidos pela turma por serem considerados CDF.

“... fiquei orgulhosa ao ler sua entrevista numa revista semanal. Não sei se você se lembra, mas fui sua professora. Você era o melhor aluno da turma no ensino fundamental. Aplicado, participativo, e enquanto os outros faziam algazarra atrapalhando as aulas, você sempre fazia perguntas sobre a matéria e absorvia tudo o que eu dizia. Lembro-me que você sentia-se excluído pelos colegas e muitas vezes se queixava comigo por te chamarem de “CDF”. No ensino médio ainda dei aulas para você. Posso lembrar  que já naquela época, você já sabia o queria ser, e enquanto os seus colegas “curtiam” a juventude, como eles diziam, você lia muito, estudava bastante e passou para uma excelente faculdade. Aliás, tenho certeza de que você passaria para qualquer faculdade que desejasse. Não nos vimos mais, porém eu tinha notícias suas, já que morávamos no mesmo bairro.
Na sua entrevista, você dizia que fez mestrado e doutorado na Alemanha, que trabalha numa grande empresa e que não te faltam ofertas de emprego. Você demonstrou gostar do que faz. Vi uma foto em que você estava com as crianças e com sua esposa, na casa de Angra. Você parecia feliz. Soube também que está saindo de férias com a família numa viagem para a Europa. Aliás, você deu algumas dicas de  lugares imperdíveis por lá. Pude perceber que você conhece vários países, freqüenta bons restaurantes, teatros e museus. Fiquei feliz ao saber que ganhou vários  prêmios pelo seu desempenho profissional, e que tem recebido convites para dar palestras sobre como alcançar  sucesso na carreira.
É uma pena que eu tenha me aposentado, se eu estivesse trabalhando, iria te convidar para dar uma palestra na escola, quem sabe assim, os alunos ficassem motivados com seu exmplo.
Só me resta dizer que tenho orgulho de ter sido sua professora. Eu ficaria muito feliz se tivesse tido a sorte de ter muitos alunos como você...”
Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário