sexta-feira, 18 de maio de 2012

Museus: templos de história e da cultura de um povo

Templos de história, curiosidades e beleza, os museus são parte importante da vida das cidades e dizem muito sobre cada uma delas. Tal importância é reconhecida mundialmente durante o "Dia Mundial dos Museus", comemorado no dia 18 de maio. A data foi instituida pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.

História dos museus

A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”, e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. 
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico.
O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.
No Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).
Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.
No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947. Vale ainda lembrar que São Paulo conta com 90 museus a sua escolha, e em todas as capitais do Brasil nós podemos encontrar um museu repleto de história e arte.
Os museus são os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade. Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica. Visitar um museu é, portanto, voltar no tempo, aprender nossa história e valorizar o conhecimento humano.

Referências: Besset, Maurice. "Obras, espacios, miradas. El museo en la historia del arte contemporáneo", in A&V-Monografías de Arquitectura y Vivienda, Madrid, 1993.
Fonte: www.museus.art.br
Em comemoração ao Dia do Museu, que cai nesta sexta (18), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai contar com uma programação infantil grátis. O espaço cultural preparou uma série de atividades, programadas para acontecer entre os dias 17 e 20 de maio, das 11h às 18h30. Serão feitas dramatizações de histórias infantis com bonecos e adereços, uma visita guiada para os pequenos com música e explicações, experiências com audição e leituras dramatizadas. Todas as atrações são gratuitas e é aconselhável chegar meia hora antes do início para pegar senha.

Confira abaixo os horários: 

11h e 15h: Caminhos da moeda. Atividade voltada para crianças de 3 a 6 anos, em que os pequenos passam a conhecer sobre o dinheiro e os diversos objetos que já tiveram valor de troca. Para contar as histórias, os educadores utilizam bonecos e adereços de tecido.                                                
13h e 16h: Visita performática. O público percorre os diversos tempos existentes na história do Banco do Brasil, desde a chegada da corte portuguesa ao Rio até a criação do centro cultural. Música ao vivo, narrações poéticas e leitura fazem parte dessa visita.
14h: Visita sensorial. Os visitantes exploram o prédio histórico através da audição, olfato e tato.
18h: Reconhecendo o CCBB. Visita guiada aos espaços do centro cultural, relacionando a memória do espaço ao cotidiano do frequentador.
18h30: Leitura Dramatizada. Representação de um poema sobre o encontro entre Colombina, Arlequim e Pierrot.

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro- Rio de Janeiro, tel.(21) 3808 2070, 3808 2254 e 38082020



Nenhum comentário:

Postar um comentário