quinta-feira, 3 de maio de 2012

Eu vi a Terra mudar.


           Por um mundo sustentável: 20 anos de retratos do planeta

Na postagem anterior, eu falei da exposição "A Terra vista do céu",que tem como idealizador o fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Ele conta que: através do seu trabalho, descobriu que o nosso planeta é muito mais bonito do que ele imaginava. E que, desde que ele começou a olhá-lo realmente, não parou de se surpreender por seu esplendor. Conta também, que essa beleza, registrada através do seu trabalho fotográfico, transformou-o num ecologista. Há exatos 20 anos, deu início ao seu trabalho com a ECO 92, conferência sobre o desenvolvimento sustentável ocorrida no Rio em 92. Para ele, voltar ao Rio de Janeiro é uma oportunidade de fazer um balanço das duas décadas desse trabalho ao mesmo tempo em que os especialista farão o balanço do desenvolvimento do planeta nesse meio-tempo. Diz ainda, que o que as suas fotos revelam é alarmante, pois o impacto do homem é visto do céu. Durante as suas viagens e pesquisas fotografando a Terra, ele a viu mudar, constatando que todos especialista e cientista compartilhavam a mesma preocupação. Yann afirma que, em 20 anos os sinais alarmantes se multiplicam. A partir de agora, cada um deve assumir as consequências disso. Com suas fotografias e a Fundação Good Planet ele tenta sensibilizar o maior número de pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Espera também, que cada um se deixe transformar pela beleza do mundo, como ele foi transformado, e que também tenha o desejo de contribuir para a preservação do planeta. 
Todo mundo pode fazer alguma coisa. Cabe a você descobrir o quê.
O projeto também inclui uma grande ação de educação ambiental envolvendo escolas da rede municipal, além de exibições populares do documentário "Home - Nosso Planeta, nossa casa".
As fotos, informações e material educativo estão no site: www.terravistadoceu.com 

A realização inicial do projeto "La Terre vue du ciel" foi possível graças ao Alto patrocínio da UNESCO e ao precioso apoio de AIR FRANCE, EUROCOPTER e FUJIFILM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário