sábado, 19 de maio de 2012

Faltam 70 dias para as Olimpíadas de Londres

Tocha Olímpica chega a Londres para início de revezamento de 70 dias

Na última sexta-feira, dia 18 de maio, a chama olímpica chegou à capital inglesa em um voo especial da British Airways. O jogador de futebol David Beckham e a princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II, foram os responsáveis por carregar o fogo olímpico na chegada à capital inglesa. A tocha desembarcou a base de Cornwall. Já em solo britânico, a tocha será carregada por 70 dias, num percurso de 12.875 km e que envolverá mais de 8 mil pessoas. A cerimônia de entrega da tocha aos britânicos foi realizada na quinta-feira, 17 de maio, em Atenas, na Grécia. O artefato irá percorrer 1018 localidades do Reino Unido até a cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 27 de julho.
O trajeto teve inicio no dia 19 de maio, em Land's End, Cornualha, Inglaterra. Às 7h (horário de Londres), a primeira tocha foi acesa com uma chama trazida de Olímpia, na Grécia. A cerimônia se deu no ponto mais extremo ao sudoeste da Inglaterra, conhecido como Land's End (Fim da Terra), que oferece uma cenário magnífico para marcar o início para o revezamento da tocha.
A tocha chega à cidade de Liverpool, célebre por ter dado ao mundo os Beatles, no 15° dia. Mas a cidade não é famosa apenas pelos filhos ilustres. Ela é um Patrimônio Mundial da Unesco por sua impressionante região portuária. A cidade também abriga uma das mais amadas equipes de futebol britânicas, o Liverpool F.C.
No 52° dia do trajeto, ela chegará a Oxford. A cidade é célebre por sua história e tradição e por ser o local de nascimento de Winston Churchill. Mais recentemente, Oxford passou a ser conhecida como a cidade de Harry Potter. A série de filmes do mago mirim usou a Universidade de Oxford como locação.
A chama olímpica finalmente chegará a Londres no 64° dia de seu trajeto, em 21 de julho. Ela passará por diferentes bairros da cidade ao longo de seis dias, até chegar ao famoso bairro de Westminster, no coração de Londres, onde se encontram marcos britânicos, como as Casas do Parlamento e o Big Ben.
Londres já foi sede das olímpíadas antes, há exatos 64 anos. A concorrência para sediar os jogos é grande ao redor do mundo, e é raro uma sede se repetir. E quem esteve em Londres no dia 6 de julho de 2005 pode testemunhar o entusiasmo dos londrinos com o anúncio oficial de Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012.
Todas as arenas estão prontas. O Parque Olímpico, o Centro Aquático e a pista de atletismo. Tudo ficou pronto a tempo. O sistema de transporte da cidade foi reformulado e concluído com antecedência. Os ingleses inclusive têm uma certa reputação em não concluir obras a tempo, mas desta vez, foi um sucesso.
Cerca de 4.700 medalhas de ouro, prata e bronze, desenhadas pelo artista britânico David Watkins, estão sendo fabricadas em South Wales. Elas serão entregues em 800 cerimônias junto com a apresentação dos hinos nacionais (todos gravados pela Orquestra Filarmônica de Londres). Pesando cerca de 400 gramas, cada medalha traz a figura da deusa grega da vitória, Nike, em um dos lados e o logotipo dos jogos olímpicos no outro.
Os organizadores, o governo, e acima de tudo, os anfitriões – a população do Reino Unido – estão na expectativa de um memorável evento de Olimpíadas, onde esporte e competição irão brilhar sem parar. Serão 17 dias de ação, envolvendo 204 times, 26 esportes, e 32 locais – com 22 deles sendo na capital e outros dez em cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário