domingo, 27 de maio de 2012

Golden Gate - a ponte dourada completa 75 anos

Uma das coisas de que eu mais gosto é de viajar. Descobrir novos lugares e diferentes culturas me fascina. Talvez, por isso, a segunda coisa que eu adore seja cinema. Através dos cenários, viajo absorvendo cada detalhe, revendo lugares aonde eu estive e antevendo os que pretendo conhecer. E, embora, eu nunca tenha estado em São Francisco, a ponte Golden Gate é uma velha conhecida minha através das telas de cinema. Construída sob protestos, a ponte Golden Gate completa hoje 75 anos. Uma maravilha da arquitetura, a ponte é para a Costa Oeste o que a Estátua da Liberdade e a silhueta de Manhattan são para a Costa Leste: ela dá as boas-vindas aos recém-chegados, e é o principal cartão postal da cidade. É considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, construida em São Francisco, na Califórnia ela mede de 1,7 km de extensão, e é uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos.
Criada pelos arquitetos Irving e Gertrude Morrow, a ponte sempre impressionou tanto pela beleza quanto pela resistência.  Distingue-se pela sua cor vibrante , é pintada de vermelho-laranja (mais comumente chamado de "laranja internacional"), é dourada em todos os seus aspectos. A ponte foi batizada não por sua cor, mas porque se estende até o Estreito Golden Gate, nomeado pelo explorador John C. Fremont.  Já enfeitou milhões de cartões postais, além de aparecer em um número incontável de filmes, como: “Superman – O Filme”,  “Entrevista com o Vampiro“, foi destruída no filme “2012″ e apareceu no recente “O Livro de Eli“.
A Ponte Golden Gate impediu o isolamento de São Francisco em uma península, mas no começo não foi recebida de braços abertos operadores de balsas e ambientalistas se opuseram ao projeto e muitos engenheiros duvidaram que pudesse ser construída tão ousada estrutura sobre um estreito traiçoeiro no Oceano Pacífico. Os militares temiam que o colapso da Golden Gate pudesse bloquear o acesso à baía de San Francisco em tempo de guerra. Alguns moradores da cidade chegaram a combater a ponte porque pensavam que poderia arruinar a bela vista, segundo relatam historiadores. “Lançada em meio a milhares de esperanças e temores, amaldiçoada e hostilizada com zombarias por milhares", foi o modo como o engenheiro-chefe, Joseph Strauss, descreveu a ponte em um poema escrito para marcar sua inauguração em 27 de maio de 1937. Ele morreu menos de um ano depois.
A ponte foi inaugurada com uma celebração na qual 200 mil pedestres jubilosos a atravessaram. Durante a celebração do 50º aniversário, 300 mil pedestres a atravessaram. A Ponte Golden Gate também apresenta aos visitantes a suntuosa Área da Baía de São Francisco. De acordo com o ex-prefeito, Gavin Newsom, "os habitantes de São Francisco sabem que moramos na cidade mais bonita do mundo, uma jóia à margem da Golden Gate".

"A ponte é uma estrutura triunfante, um testemunho da criatividade da humanidade." - Kevin Starr em "Golden Gate", 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário