domingo, 20 de maio de 2012

"Live is one" Londres 2012

Começou a contagem regressiva para as Olimpíadas em Londres. Mas, afinal, a palavra certa é Olimpíada ou Olimpíadas? Muita gente confunde as duas palavras ou pensa que são a mesma coisa. Mas há uma diferença entre elas, sim. OLIMPÍADA, no singular, eram os os jogos que se realizavam na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, em honra a Zeus. A Olimpíada grega é que deu origem às atuais Olimpíadas. OLIMPÍADAS, no plural, são as competições esportivas entre países que, a partir de 1896, se realizam em uma cidade predeterminada, de quatro em quatro anos.

Londres 2012 ou Jogos Olímpicos de Londres 2012 - As próximas Olimpíadas acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012 na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura será realizada no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.
As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.
Origem dos Jogos Olímpicos  Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C, os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 
Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas:  atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos da Era Moderna  No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Mascotes das Olimpíadas de Londres 2012
Wenlock e Mandeville 

Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.

 Novos jogos foram incluídos no evento com o passar dos anos e no caso de Londres, duas modalidades foram retiradas em relação a Pequim, o Baseball e o Softball, e foram acrescentados o Golfe e o Rúgbi 7, também conhecido como seven-a-side, já que cada time possui sete jogadores ao invés dos tradicionais quinze. No total serão 29 modalidades de 26 esportes, sendo elas: Atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado,saltos ornamentais natação, pentatlomoderno, pólo aquático, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela e volêi. A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 192 países e 13 territórios.
Vale lembrar: - Em 2016, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário