quarta-feira, 9 de maio de 2012

Futebol no Museu?


Quando estive em Montevidéu, tive a oportunidade de visitar um museu de futebol.
O acervo do museu mostrava através de fotos, a história do futebol Uruguaio, incluindo histórias das copas do mundo e destacando os melhores jogadores. Eu me perguntei o porquê de, sendo o Brasil considerado "o país do futebol", ainda não ter um museu dedicado ao assunto. Mas, para minha surpresa, esta semana, assistindo a um programa  da TV Brasil (canal 2), fiquei sabendo que também temos um "Museu do Futebol".
O primeiro Museu do Futebol do país, fica em São Paulo. Instalado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, na zona oeste da capital, e foi inaugurado em 29 de setembro de 2008. É uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com a parceria da Fundação Roberto Marinho, que captou recursos com a iniciativa privada, pela Lei Rouanet. Faz parte da rede estadual de museus. É administrado por uma Organização Social criada exclusivamente para a gestão do espaço, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura. Ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados, no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo das arquibancadas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu. Ele ocupa o espaço que antes compunha os alojamentos e restaurante, que já não eram utilizados. É um museu da história brasileira dos séculos XX e XXI e comemora a expressão cultural do futebol.  
O projeto Museu do Futebol surgiu com o objetivo de ser, além de um espaço dedicado à celebração desse esporte, um museu da história do Brasil, uma vez que o futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. O espaço permite aos visitantes entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira. Visitar o Museu do Futebol é percorrer o Brasil do século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O visitante é recebido por ninguém menos que Pelé, à medida que começa a sua visita através do Museu, o Rei do Futebol o recebe em Português, Inglês e Espanhol. São 15 salas temáticas que somam mais de 1400 fotografias, 6 horas de vídeo e muita interatividade.
Além da exposição temporária, os visitantes do Museu do Futebol podem caminhar pelo percurso do torcedor, que é composto por 16 etapas.  Cada ambiente proporciona ao visitante um tipo de experiência diferente: uma viagem emocionante, lúdica e com muito conteúdo! 

Na sala "Origens", se narra uma história que começa com Charles Miller, no final do século XIX, e vai até os primórdios da profissionalização do futebol e da aceitação de atletas negros, a partir dos anos de 1920. A saga do nosso futebol é exaltada como uma das raras conquistas do povo brasileiro, e contada através de mais de 400 fotografias, que entrelaçam estórias e momentos de formação de clubes, seleção de jogadores, além de roupas, acessórios e cenas do cotidiano do final do século XIX até 1930.
Rito de Passagem - nessa sala, nos confrontamos com um dos momentos mais trágicos e silenciosos que já houve nesse país nas últimas décadas. Uma preparação acústica desenvolvida com equipamentos de alta tecnologia cria um clima angustiante, que faz com que o visitante ouça as batidas de um coração apertado… A fatídica derrota da seleção brasileira para o Uruguai, no final da Copa de 1950 no Maracanã, é trazida para a exposição tal como um rito de passagem. O visitante ainda pode ouvir uma entrevista do jogador uruguaio Gighia, que marcou o gol decisivo.
COPAS DO MUNDOO Brasil é o único país que participou de todas as Copas realizadas até hoje. E o único também a ganhá-la por cinco vezes. Detalhes dessas conquistas (e também das derrotas), bem como o pano de fundo do momento político, social, econômico e cultural, em que cada uma se deu, estão representados nesse espaço em que presidentes, misses, artistas, ditadores da moda, torcedores anônimos e gênios da bola são personagens da mesma história e dividem espaço com as glórias da seleção canarinho.
A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, garantindo aos visitantes o acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX.
O acervo, tem como principal característica a imaterialidade, baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX. Mostra que o futebol tem o encanto de abrir nossos olhos para valiosas questões da história.
Portanto, quando for a São Paulo, não deixe de visitar o museu, já que o futebol está no nosso sangue. Conheça a história do "nosso futebol", do esporte mais popular no Brasil, e que apesar de ter vindo da Europa, aqui se transformou em paixão nacional.

 Museu do Futebol 
Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu
São Paulo - (11) 3664-3848
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 09h às 17h (com permanência até as 18h). 
Abre nos feriados. O Museu não abre às segundas-feiras.
INGRESSOS: Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00*
Pagamento: Dinheiro ou cartão VISA débito/crédito. Não aceitamos cheques.
* Para estudantes com carteirinha, aposentados e maiores de 60 anos, mediante comprovação.

as informações aqui contidas foram tiradas do site oficial do museu



Nenhum comentário:

Postar um comentário