quarta-feira, 9 de maio de 2012

Óperas no Cinemark

Os amantes de ópera, agora podem assisti-las no Cinemark, que apresenta 
com exclusividade: II Trittico  ( Giacomo Puccini) e Macbeth (Giuseppe Verdi).  

 II Trittico  
Três óperas de um ato | Cantado em italiano
Duração: 2 horas e 42 minutos (excluindo os intervalos) 

Essa é a primeira apresentação completa pelo The Royal Opera de Il Trittico (O Tríptico), de Puccini, desde 1965. A obra, que estreou no Metropolitan Opera de New York em 1918, representa uma digressão operística. Em vez de uma narrativa única apresentada num programa vespertino inteiro, Puccini apresentou três obras contrastantes de um único ato. Il Trittico chegou ao Covent Garden londrino em 1920, mas raramente foi apresentado num programa completo. O primeiro painel, Il Tabarro (O Manto), nos leva a uma barca navegando pelo rio Sena, em Paris, no qual se desenrola o eterno triângulo operístico que culmina num final terrível e violento. A famosa soprano Eva-Maria Westbroek assume o papel de Giorgetta, que trai seu lúgubre marido, Michele, com o bonitão estivador Luigi – com consequências terríveis. Na sequência vem Suor Angelica (Irmã Angélica), a história de uma jovem mulher obrigada a tornar-se freira depois de ter um filho ilegítimo. Sete anos mais tarde, uma tia traz notícias devastadoras. A atormentada e abnegada mãe, Irmã Angélica, é interpretada pela soprano albanesa Ermonela Jaho. Na sátira mordaz de Gianni Schicchi, nos deparamos com os parentes do finado Buoso Donati dispostos a alterar seu testamento com ajuda de um vilão recém-chegado à cidade de origem. O renomado barítono Lucio Gallo interpreta magistralmente a personagem que dá título à obra. 

O espetáculo traz algumas das mais belas melodias escritas por Puccini, como a da famosa ária “O Mio Babbino Caro”, em Gianni Schicchi, ou o lamento de Suor Angelica, “Senza Mamma”. A montagem é assinada por Richard Jones, que cria uma ambientação moderna para as três óperas – Gianni Schicchi, por exemplo, é transposta para os anos 50, enquanto a ação de Suor Angelica é transferida de um convento para um hospital infantil. A regência é do diretor artístico do ROH, Antonio Pappano.

Apresentação: 12 de Maio, Sábado, às 14h 
13 de Maio, Domingo,às 18h 
15 de Maio, Terça, às 19h 

Macbeth
Ópera em quatro atos | Cantado em italiano
Duração: 2 horas e 50 minutos (excluindo os intervalos) 

A paixão de uma vida de Verdi pela obra de Shakespeare materializou-se inicialmente com Macbeth, em 1847. O compositor achava que o drama constituísse “uma das maiores criações da humanidade” e, com seu libretista Piave, se dispôs a fazer da peça “alguma coisa extraordinária” nos palcos operísticos. Musicalmente falando, as pinceladas-mestras de Verdi são os coros macabros das bruxas, as fortes “cores” orquestrais evocativas e o grande destaque dado ao papel da “feia e malvada” Lady Macbeth. A produção de Phyllida Lloyd, apresentada anteriormente pelo The Royal Opera em 2006, utiliza a revisão que Verdi fez em 1865, a qual se destaca pela grande ária “La Luce Langue”, de Lady MacBeth, e pela magnífica abertura do coral no Ato IV. A obra realça as torpes motivações dos Macbeths, bem como o amparo da justiça para os que por eles são vitimados. Simon Keenlyside e Liudmyla Monastryrska interpretam o aristocrata escocês e sua ambiciosa e malvada esposa, que incentiva o marido a cometer um assassinato para impulsionar sua carreira. O baixo-barítono americano Raymond Aceto assume o papel de Banquo, vítima de assassinato e símbolo da consciência. 

Apresentação:  26 de Maio, Sábado, às 14h 
27 de Maio, Domingo, às 18h 
29 de Maio, Quinta, às 19h

A proposta da Cinemark é levar aos seus espectadores conteúdo diferenciado e de qualidade. Por conta disso, a rede firmou ainda uma parceria com Marcel Gottlieb, profundo conhecedor do gênero. Gottlieb dividirá com o público seu conhecimento sobre o tema em cada uma das óperas. Todas as apresentações serão exibidas com projeção 2k (High Definition), áudio 5.1, e legendas em português. Menelick de Carvalho, diretor cênico de óperas, comenta o espetáculo ao lado do especialista no assunto Marcel. Menelick foi também responsável pela última montagem de Gianni Schicchi no Rio de Janeiro. 


Venda de ingressos:
Os ingressos já podem ser adquiridos no site da Rede (www.cinemark.com.br) ou na bilheteria dos cinemas. Os valores são de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário