quarta-feira, 30 de maio de 2012

Qual é a "melhor idade"... Você decide!

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina. Esta citação é uma paráfrase de uma frase de Thales (famoso matemático grego) feita através de uma  sátira à sociedade romana da época, pelo poeta  romano Juvenal em ( Sátira X). A intenção original do autor foi lembrar a importância da saúde física e espiritual.  A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. E parece, que o que já era sabido pelos romanos, tornou-se mais evidente nos dias de hoje, após tantas pesquisas relacionadas à saúde do ser humano. Em decorrência disso a geração na faixa dos 50 anos está redefinindo o conceito do que é envelhecer. 
A mentalidade mudou, enquanto no passado chegar à meia-idade significava aposentar-se precocemente em várias áreas: trabalho, relacionamento e sexo. O que se vê hoje, são pessoas que vivem para aproveitar os últimos anos de vida da forma mais dígna possível, com alegria e com o entusiasmo de quem tem a vitalidade para continuar aprendendo e descobrindo coisas novas, inclusive o amor. Calcula-se que só no Brasil essa turma já movimente 90 bilhões de reais por ano no país. De olho no aumento da expectativa de vida das pessoas, não só no Brasil, mas em vários países como: Alemanha, Japão, Itália, França e Estados Unidos, tem havido um crescimento de uma indústria voltada para esses consumidores em potencial, chamada "terceira idade", ou se preferirem "melhor idade". Só nos Estados Unidos, há cerca de quinze revistas mensais destinadas a esse público. Além de pacotes de viagens, palestras e livros são lançados a todo momento ensinando como viver mais e melhor na "melhor idade".
Acredito que a exaltação à "melhor idade" se deva ao fato de algumas pesquisas científicas terem concluido que os cuidados com a saúde (mesmo que tardios), assim como atitudes positivas diante da vida, aumentem as chances de longevidade. Pois, segundo novas conclusões, é o estilo de vida da pessoa durante a vida inteira, que vai determinar a maturidade saudável.
Devo confessar que não gosto de rótulos, e embora não goste do título "melhor idade", admiro a nova tendência das pessoas idosas estarem cuidando mais da saúde e descobrindo o prazeres da vida. Prazeres estes que deveriam ser desfrutados em qualquer idade, assim como os cuidados com a saúde, que deveriam ser, também, um hábito desde cedo. Além é claro, do bom-humor e contentamento com a vida.  Como prova disso,  constatamos as respostas de pessoas com mais de 90 anos, quando se pergunta à elas o que fizeram para chegar àquela idade. 
Numa entrevista à Revista Veja, Bibí Ferreira (90anos), contou sua trajetória de vida, disse que sempre trabalhou muito, "...Não posso parar de trabalhar porque não tenho renda para manter meu padrão de vida", disse a VEJA, entre um daiquiri e outro, que sempre gostou de dançar e que o faz até hoje aos 90 anos. Disse também: vivo melhor porque encaro as minhas fraquezas com humor. E respondeu às seguintes perguntas: QUAIS SÃO OS SEUS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO? Como de tudo. Como pizza, muita pizza. Odeio salada. Quer estragar meu dia e minha refeição? Me ofereça alface. Gosto de comer feijoada com pimenta e farinha depois da apresentação, à 1 da manhã. GINÁSTICA? Faço esteira, raramente. Se pudesse, só andava com saia curta para mostrar as pernas, que são lindas. Meu vestido no show tem fendas laterais até em cima.
O arquiteto Oscar Niemeyer aos 103 anos fala com entusiasmo do seu trabalho, e vez ou outra solta frases bem-humoradas sobre saúde dele, sobre a idade, recomendações médicas e a forma de encarar a vida. Chego à conclusão de que foi graças ao seu estilo de vida que ele alcançou a idade que tem, e concluo: a vida não deve ser levada tão a sério, deve vivida com alegria, com entusiasmo, "saboreada" lentamente.
O "segredo" está nas frases de quem soube viver e continua encantado com a vida: "Segredo da Longevidade 48 – Não viva cada dia como se fosse o último. Viva como se fosse o primeiro", eu posso imaginar os outros 47 itens da lista... " Meu médico me proibiu de tomar vinho todos os dias. Sorte que ele não falou nada sobre Smirnoff Ice." e resumindo: "A gente precisa sentir que a vida é importante, que é preciso haver fantasia para poder viver um pouco melhor." (Oscar Niemeyer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário