sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Brilho da Águia Dourada no Centro do Rio

 O Teatro Municipal é uma jóia do Rio de Janeiro, com arquitetura inspirada na Ópera de Paris, foi projetado pelo engenheiro Francisco de Oliveira Passos. Localizado no coração da Cinelândia, foi erguido no início do século XX e se tornou um dos mais belos teatros do país. Símbolo do período republicano no Rio, foi inaugurado em 1909 e já sofreu várias reformas, a principal delas foi em 1934. Com o crescimento vertiginoso da cidade, Carla Camurati, presidente da Fundação Teatro Municipal decidiu ampliar a capacidade da casa iniciando uma reforma que durou 850 dias. Reinaugurado há dois anos, em maio de 2010, retomou seu explendor original e chama atenção não só por sua concepção arquitetônica como também pela imponência de sua fachada e a beleza de seu interior. A águia dourada, símbolo do Theatro Municipal ocupou o seu lugar, o monumento de 2,8 metros de comprimento e seis de envergadura, foi recolocado no topo do Teatro. Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, fazem deste teatro um verdadeiro templo da cultura.
As visitas guiadas, que voltaram a partir de janeiro (2010), estão suspensas no momento, duram cerca de 1 hora e o visitante conhece os salões, terraços e obras recuperadas, como o painel “A Música” que foi pintado por Eliseu Visconti no teto do foyer do balcão nobre. Antes do tour é exibido um vídeo curto e impactante sobre os dias de trabalho na reforma do prédio. São muitas imagens do trabalho de pedreiros, arquitetos, artistas e a equipe envolvida ao som de “O Quebra-Nozes” de Tchaikowisky.
O teatro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, foi eleito o melhor teatro do Rio de Janeiro, na categoria cultura, pela Revista Época em novembro de 2011. Para o júri de Época, formado pelos jornalistas Daniela Name (curadora de arte), Gustavo Leitão, Jefferson Lessa, Paulo Mussoi e pela estilista Renata Abranchs, o Municipal brilha não só pela imensa reforma que passou, mas também por sua programação, agora mais diversificada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário