terça-feira, 5 de junho de 2012

Green Nation Fest, proposta de mudanças para a sustentabilidade

Hoje, dia 5 de junho, se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente". E faltando poucos dias para a Rio+20, acontecem eventos que destacam a importância dos cuidados e preservação do meio ambiente. Essa é a proposta do Green Nation Fest, que desde o dia 31 de maio invadiu a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O festival é interativo e sensorial e pretende, de uma maneira descontraída, sensibilizar a população para um mundo mais sustentável, dando o tom do que será a Conferência das Nações Unidas (Rio+20).
 O diretor do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), que organizou o evento, Marcos Didonet , admitiu ser um desafio traduzir o discurso científico para uma linguagem quotidiana. E é o que acontece Green Nation Fest, através de tendas e instalações as pessoas podem vivenciar experiências como o degelo de um iceberg, a queimada de uma floresta ou inundação de uma casa. "A ideia é tornar a sustentabilidade num assunto do quotidiano a partir da vivência de cada um na busca de alternativas de comportamentos que possam tornar um consumidor mais consciente", explicou Didonet. Para o organizador do Green Fest que promete abrir um pouco mais a cabeça de seus visitantes em prol de práticas mais ecológicas, "o mundo só irá mudar quando a indústria mudar os seus processos que estão a exaurir o planeta". Durante o evento está previsto a plantação de 60 mil mudas de 40 espécies da Mata Atlântica e o visitante poderá acompanhar pela internet o crescimento da sua parte. E a top model Gisele Bundchen, que esteve ontem visitando o evento, acompanhando a ministra do meio ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e o diretor do Programa da ONU para o Ambiente, Achim Steiner, plantou uma árvore e defendeu a preservação dos recursos naturais. Disse ela: "Os recursos naturais são finitos e é importante saber que a gente precisa preservar, a gente precisa se educar para a gente fazer um futuro melhor para todos nós, para conseguir viver neste planeta maravilhoso". A modelo que também é embaixadora da boa vontade das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
O Green Nation Fest vai até o dia 7 de junho e estima-se um público diário de 4 mil pessoas. Ao final da visita, o participante "apadrinha" uma muda de árvore, que será plantada pela prefeitura no Parque Natural Municipal de Grumari, na zona oeste. No Auditório do Museu Nacional, também na Quinta da Boa Vista, serão realizados seminários sobre “Economia verde e criativa". O evento é gratuito, e o visitante ainda pode curtir uma mostra de cinema sobre o tema do festival.
Endereço: Quinta da Boa Vista
Horário: 8h às 17h tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana e feriados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário