terça-feira, 26 de junho de 2012

Receitas para a sua festa caipira

As comidas típicas da festa Junina fazem sucesso entre os mais diferentes paladares. Conforme eu havia prometido em postagem anterior, aquí vão mais algumas receitinhas típicas. O milho é um dos principais ingredientes das receitas. Com o milho você pode fazer a pamonha, o curau, cuscuz, bolo de milho, pipoca, além do milho cozido, que as crianças e adultos adoram. Outras comidas também fazem parte do cardápio caipira como: o arroz doce, a cocada e a maçã do amor. Mas os pratos variam conforme a região do país. Porém, você pode acrescentar outras guloseimas que as crianças adoram, como o tradicional cachorro quente e a pipoca, além de outras a seu critério. 

Bolo de Milho Cremoso
Ingredientes
1 lata de milho escorrido
1 1/2 xícara (chá) de fubá ou milharina
3 ovos
200 ml de leite de coco
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo
Bata o milho, o leite de coco, o fubá, o açúcar, os ovos, o óleo e o fermento no liquidificador. Coloque em uma forma com as medidas 20 x 28 cm untada com margarina. Asse em forno preaquecido a 180°C por 45 minutos ou até ficar dourado. Para servir polvilhe canela e açúcar.

Curau de Milho Verde

Você vai precisar de: 4 espigas de milho verde (ou duas latas de milho verde escorridas); 1 lata de leite condensado; 1 xícara de chá de leite de coco; 1 xícara de chá de água; 2 xícaras de chá de leite; 1 colher de sobremesa de manteiga; Canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo: Retire o milho das espigas e bata no liquidificador junto com a água. Bata bem até ficar homogêneo. Passe por uma peneira e despeje em uma panela. Acrescente o leite de coco, o leite e a manteiga e leve ao fogo, mexendo até obter um creme grosso. Junte o leite condensado e mexa por mais 5 minutos. Transfira para um refratário, polvilhe com a canela. Leve à geladeira até a hora de servir.

Arroz Doce
Ingredientes:
2 e ½ xícaras de arroz
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar
1 litro de leite
6 cravos da índia
Modo de Preparo:
Cozinhe o arroz em 6 xícaras de água, quando estiver sequinho colocar o leite, o leite condensado e os cravos da índia, deixe cozinhar mais uns 20 minutos mexendo sempre para não grudar. Depois de pronto, sirva frio ou quente polvilhado com canela em pó.

Maçã do Amor
Você vai precisar de: 6 maçãs; 6 palitos de sorvete; 1/2 xícara de chá de glucose de milho ( Karo ); 2 xícaras de chá açúcar; 4 gotas de corante vermelho.
Modo de preparo: Lave as maçãs e enxágüe bem. Introduza um palito de sorvete no local do cabo. Reserve.
Calda: Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose. Leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos (não mexa mais). Após isto, junte as 4 gotas de corante. Cozinhe por aproximadamente um minuto e desligue.Passe pela calda as maçãs reservadas. Coloque-as sobre uma assadeira virada ao contrário e untada com manteiga. Deixe secar.

Cocada Branca
Você vai precisar de: 1 lata leite condensado; 1 xícara de chá de leite; 1 xícara de chá de açúcar; 200 gr de coco ralado em flocos.
Modo de preparo: Levar tudo ao fogo. Mexer até soltar do fundo da panela. Tirar do fogo, bater com uma colher, e ir colocando em um prato, com o auxílio de duas colheres, para dar o formato de cocada. Ponha em uma assadeira para que elas sequem.

Agora é só reunir a família e os amigos, caprichar na decoração da festa e na arrumação da mesa, pois com estas receitas o sucesso está garantido. No próxima postagem darei a receita de um quentão e vinho quente, bebidas que não podem faltar numa festa junina típicamente caipira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário