sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Só sei que nada sei..."

Minha concepção da vida baseia-se no aprendizado constante. Acho uma perda de tempo passar pela existência sem atingir algum "conhecimento" e pelo menos "alguma sabedoria". Por conseqüência, tenho refletido a respeito do que é a "sabedoria".
Sabedoria não é conhecimento acadêmico, já que podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos ainda nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. E embora seja comum que se confunda conhecimento com sabedoria, essas são coisas bem distintas. Enquanto o conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, sendo a base daquilo que chamamos de cultura, a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria.
Sempre achei que a sabedoria vinha com a idade, mas tenho observado que não é bem assim. Quantas pessoas passam pela vida sem nada aprender, ou melhor, achando que sabem tudo. São os "donos da verdade". Intolerantes, críticos, que sem quererem conhecer outros pontos de vista se intitulam "juizes" do mundo, perdendo assim a oportunidade de aprenderem e vivenciarem novas experiências de vida. São aquelas pessoas que criam "muros" ao invés de "pontes", nunca estão erradas, nunca voltam atrás e muito menos pedem desculpas... Há também pessoas que dizem: “eu sei isso, sei aquilo, sei tudo. Já vivi muito e não tenho mais o que aprender.” Ao contrário, quem tem consciência de que não sabe e está pronto pra aprender sabe muito e quanto mais sabe percebe que mais tem a aprender… Como disse Sócrates: ..."O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consiste em saber que nada sei."
"Só sei que nada sei..." Este é o verdadeiro sábio, aquele que tendo consciência da sua ignorância abre o coração para ouvir, ler, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida, enfim aprender.
A ignorância de achar que "sabe tudo", faz com que a pessoa também perca a chance de crescer espiritualmente, já que a sabedoria traz a tolerância, fator primordial para o crescimento do Espírito. Muitas vezes nem a religião consegue trazê-la à tona pois, quantas guerras religiosas temos visto ao longo dos tempos. Enfim, compreender que existem outros "pontos de vista" além do seu, é o início da sabedoria. Eu diria ainda que, para adquirir sabedoria é preciso estar aberto para aprender e estar livre de pré-julgamento ou preconceito, seja qual for. Como alguém pode julgar algo que não conhece bem ou o que não vivenciou? E muitas vezes, mesmo tendo vivenciado uma experiência semelhante, a pessoa não pode julgar o outro e nem querer que as opiniões sejam iguais, porque as pessoas são diferentes, assim como suas visões do mundo. É preciso aceitar que o mundo é cheio de diversidades que, assim como a natureza, compõem a beleza da vida. Com isso, quero dizer que o mundo e as pessoas têm seus encantos por serem justamente como são: com suas diversidades. E a sabedoria está em compreender e aceitar essas diferenças, é algo que está "muito além" do saber acadêmico. Portanto, como diria Paulo Coelho: "... Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia".
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário