quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Sustentabilidade"; um "compromisso cotidiano"

Já há algum tempo ouvimos falar sobre sustentabilidade. Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado "Our Common Future", que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades". Note que interessante: a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.
Desde então, cientistas, ecologistas e pessoas engajadas, nos alertam sobre a necessidade de mudança de nossos hábitos cotidianos, em prol da preservação natureza. Mais do que nunca, as mudanças climáticas e a aceleração da degradação das fontes de recursos naturais cada vez mais aceleradas; trouxeram as portas de nossas casas o chamamento individual de cada ser humano para a sua responsabilidade com a salvação de nosso planeta e com a conservação da vida, como a conhecemos, na face de nosso lindo planeta azul. Isso se torna mais e mais evidente conforme as notícias de problemas provocados pelas alterações climáticas e pelo efeito estufa se multiplicam nos noticiários e, muitas vezes, quando os sentimos em nossa própria carne. Os milhares (ou milhões) de vítimas de furacões, tornados, maremotos, secas, enchentes e outros desastres de magnitude nunca vista; clamam por nossa ajuda e por socorro para aplacar sua dor e sofrimento.
Mais parece que só agora com a Rio+20 iremos de vez incorporar novos hábitos, pelo menos é isso que esperam os organizadores de vários eventos que estão acontecendo pelo Brasil afora. Palestras, debates, exposições e a apresentação de filmes sobre sustentabilidade tem como objetivo levar o assunto ao maior número possível de pessoas. E, embora, esse tema pareça complexo e distante da maioria das pessoas, os novos tempos exigem um compromisso com a sustentabilidade, além de uma nova cultura mais sensível aos limites ecológicos do planeta.
Exemplos como o da top model Gisele Bündchen devem ser seguidos por todos. Num evento que está acontecendo na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro), o "Green Nation Fest", a modelo falou do que faz em casa para salvar o planeta, “Reduzimos o volume de lixo, e agora ele só é recolhido de 10 em 10 dias, ou de 15 em 15”, explicou, falando sobre a realidade de Boston, nos Estados Unidos, onde mora com o marido, o jogador de futebol americano Tom Brady. “Vamos salvar o planeta, gente”, pediu Gisele, ao vivo, no programa de Ana Maria Braga, na Rede Globo. “Lá em casa nós temos painéis solares, garrafinhas individuais com filtro para a água, não deixamos a torneira aberta”, ensinou.
Mas como aplicar a sustentabilidade no nosso cotidiano, em nossa casa? Podemos começar por fechar a torneira para escovar os dentes, reduzir o tempo no banho, utilizar lavagem a seco para o carro, são algumas dicas para quem deseja atingir esse objetivo. Além de não gastar água sem necessidade, não deixar torneiras pingando, utilizar a água da lavagem de roupa para limpeza de quintal ou entrada da casa e não utilizar água para lavar calçadas. Outra sugestão é realizar a limpeza da casa com produtos biodegradáveis ou que provocam menores impactos ao meio ambiente. Convém ter cuidado também com os aerossóis, muitos ainda empregam o CFC, um gás nocivo à camada de ozônio. A destinação correta do lixo é outro aspecto positivo para quem deseja adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Plásticos, papéis e metais podem ser reutilizados após passarem pelo processo de reciclagem, por isso, é importante que eles sejam separados do lixo úmido (orgânico) e entregues à coleta seletiva da cidade. Pilhas e baterias também não devem ser dispostas no lixo comum, mas sim entregues em postos de coleta, que se encontram em supermercados e outros lugares. A mesma regra se aplica às lâmpadas fluorescentes, já que elas possuem mercúrio, um metal pesado capaz de contaminar o solo e o lençol freático.
Está mais que na hora de agirmos. Pequenas atitudes conscientes podem colaborar muito para melhorar a vida do nosso Planeta e conseqüentemente a nossa vida, pois ambas estão interligadas. Cabe a mim e a você dar o primeiro passo. Podemos começar mudando nossos hábitos de jogar papel na rua, copos descartáveis, garrafas de vidro ou plástico, guimba de cigarro, enfim tudo que consumimos nas ruas. Isso além de colaborar com a limpeza das ruas deixando a cidade mais bonita e apresentável evitará que a água da chuva leve o lixo para os bueiros e esses acabem entupidos, alagando as ruas, e muitas vezes invadindo casas, escolas, comércios. Podemos reaproveitar as garrafas pets fazendo com elas poltronas, cadeiras, mesas, vasos tanto para decoração de flores como para plantar mudinhas de produtos que podem ser consumidos como salsinha, cebolinhas, arrudas e outras tantas que podem ser utilizadas.
Podemos agir assim todos os dias e espalhar a ideia entre nossos amigos, pois essas pequenas atitudes farão a diferença no Meio Ambiente. Colabore, dê a sua parcela de contribuição, afinal o planeta Terra é a nossa casa. Queremos que ele nos abrigue por muito tempo e continue abrigando as futuras gerações, mas com saúde e vitalidade.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário