domingo, 10 de junho de 2012

Através da música "Tarde em Itapoã", viajei...

Adoro ouvir música pois, acredito que elas nos fazem entrar em contato com os nossos sentimentos e recordações. E não foi diferente hoje ao ouvir a música "Tarde em Itapoã", de Vinícius e Toquinho. Embalada pela poesia da música: "Passar uma tarde em Itapoã..." viajei, "...E nos espaços serenos, sem ontem nem amanhã, dormir nos braços morenos da lua de Itapoã...É bom!...". De repente me ví em Itapuã dançando sob a luz da lua no restaurante "Casquinhas de Siri", fato que já me aconteceu e marcou... O restaurante que fica à beira mar, localizado na Avenida Otávio Mangabeira s/n, em Piatã. Da última vez em que eu estive lá, a banda da casa tocou essa música e eu fiquei emocionada, não só pela música em sí, mas pelos dias felizes que passei em Salvador. Bem, quando estive lá, a comida era ótima assim como a companhia...  Porém, eu sou suspeita para falar, porque adoro a cidade e já estive lá diversas vezes.
Mas ao falar em Salvador é impossível não lembrar das comidas típicas da região. Eu gosto muito da comida baiana, só tenho restrições ao dendê, mas quando estou viajando experimento de tudo. Passar uma tarde em Itapoã, que tem o mar calmo e areias enfeitadas por coqueiros, um Farol de listras vermelhas, a famosa Lagoa do Abaeté, e as barracas com suas comidas típicas é um programão... A barraca "de Cira", famosa baiana de acarajé, atrai muitos turistas, artistas, políticos e gente da terra. Por lá também se encontra cocadas vendidas pelas baianas, que é tudo de bom. Não dá para esquecer da caldeirada, assim como da moqueca do Restaurante Yemanjá que fica na Avenida Otávio Mangabeira, 4655, na Armação, é dos deuses. Programas não faltam... À tardinha você também pode escolher ir ao Solar do Unhão, que está localizado na Avenida Contorno, uma das diversas ladeiras que conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa. É um passeio inesquecível tanto para baianos que ainda não conhecem quanto para turistas. O endereço é:  Avenida Contorno, s/nº, no bairro do Comércio - Cidade Baixa. Lá você irá encontrar o Solar Café, que fica no MAM, misto de café e restaurante, que após passar por reforma, foi inaugurado em dezembro de 2008, no Píer do Solar do Unhão, sítio histórico que também abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia. O Solar Café é hoje uma referência de sofisticação gastronômica em Salvador, com um cardápio variado e o melhor da cozinha contemporânea, conta com criações exclusivas e absolutamente deliciosas. O cardápio inclui pratos como: massas, filés, frutos do mar, saladas, crepes, entradas quentes e frias e sanduíches deliciosos que podem ser saboreados com cafés gelados, cafés ‘batizados’ e drinks diversos ou harmonizados com uma excelente carta de vinhos. Fotos antigas da cidade fazem parte da nova decoração do local, que tem uma vista da bahia de todos os santos. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690, e deixou de herança o nome de um dos mais belos cartões postais de Salvador. No local onde antes os escravos dormiam, funciona um restaurante com o nome de Solar Café.
Mas nem só de comida vive Salvador, no MAM (Museu de Arte Moderna) aberto em 1969, administrado pela Secretaria de Cultura do Estado/DIMUS, e que conta com 5 salas expositivas, há uma variedade de atrações. Você também poderá curtir JAZZ no MAM, todo sábado acontece uma Jazz Session. O evento atrai muitos jovens e amantes do Jazz, ou apenas admiradores do por do sol do local. Se você é baiano e nunca foi, vá conferir. Se você é turista, com certeza vai amar e terá a oportunidade de unir: boa música, belíssima vista e gente interessante. Informações pelo site:http://www.mam.ba.gov.br/exposicoes.asp
Na área externa do Solar do Unhão se encontra o Parque das Esculturas, inaugurado em 1997. Neste local você também poderá apreciar esculturas modernas expostas ao longo do jardim que fica na encosta. Há escadarias e uma " avenida" à beira mar onde se pode passear, ou mesmo sentar-se para apreciar as águas da Baía-de-Todos-os-Santos e ver o sol se por.
Numa cidade de natureza deslumbrante, com praias paradisíacas, festas interruptas, o visitante não pode deixar de conhecer o Centro Histórico que compreende a área histórica de Salvador, capital do estado da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia. Subindo o Elevador Lacerda, chegamos ao Pelourinho, centro histórico da Cidade de Salvador e Patrimônio Cultural da Humanidade. O Centro Histórico abrange as áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. Não deixe de visitar também a praça Dois de Julho. Inaugurada em 1856 com o nome Praça Duque de Caxias só ganhou sua atual configuração no final do século XIX, quando, com monumentos importados da França, se tornou uma homenagem à Independencia da Bahia, ganhando assim seu nome atual, onde se encontra o Monumento ao 2 de julho. A praça atrai visitantes com seu incrível obelisco e suas estátuas, mas também existem aqueles que procuram o confoto das árvores centenárias e a tranquilidade quase que irreconhecível no centro da cidade… Aí, só falta uma rede...
Só para lembrar: Vocês devem ter estudado, mas talvez tenham se esquecido de que Salvador é "considerada a primeira capital do Brasil". Embora não seja precisamente correto considerar que uma colônia tenha capital
(já que a ideia de capital está relacionada ao conceito de soberania), por ter abrigado durante mais de dois séculos a sede da administração colonial portuguesa (governo geral e vice-reinado) de 1549 até 1763. Porém, a rigor, o Brasil só teve uma capital "de jure" a partir da Independência em 1822.
Agora que vocês já têm uma pequena mostra do que fazer em Salvador, só me resta cantar o "Samba do Avião", de Antonio Carlos Jobim, e voltar pra minha terrinha... Mas não sem antes dizer que esta música tem muito mais a ver com qualquer pessoa,  carioca (ou não), que chegue ao Rio de Janeiro e desça no Aeroporto Santos Dumont, embora esse só realize voos domésticos, do que no Aeroporto Internacional do Galeão, como diz a letra. Ao chegar ao Rio, mesmo antes de desembarcar a primeira visão que se tem é a do Pão de Açúcar, é emocionante! Eu diria até mesmo inesquecível, para os "forasteiros".
Au revoir!

Parte das informações têm como fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário