sexta-feira, 22 de junho de 2012

TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM

A Rio+20 e os eventos paralelos que aconteceram esta semana no Rio de Janeiro se não foi o que todos esperavam, pelo menos serviu para que todos os que participaram tirassem suas conclusões e refletissem sobre o que precisa ser feito pelo meio ambiente. Além da Economia Verde, o mundo precisa de uma nova postura da sociedade diante dos problemas ambientais. O respeito pela natureza começa na nossa casa, e com nosso hábitos. Se a pessoa joga papel de bala na rua e acha que não é "nada de mais" pois, "todos jogam", dá para imaginar o resto... Latas de refrigerantes lançadas pelas janelas de carros e ônibus, lixo, garrafas Pets e sacolas plásticas deixadas na areia das praias e nas ruas, além de entupirem os bueiros vão parar nos rios e no mar. Pesquisadores já detectaram lixo em alto mar numa faixa de extensão que equivale a um continente, animais marinhos têm morrido em decorrência de engolirem plásticos e objetos que vão parar no mar.
Não podemos ficar de braços cruzados esperando por soluções, a democracia pressupõe a participação de todo mundo, mas nossa cultura indica que nem Todo Mundo participa e normalmente, aguardam que seus representantes, nas mais diversas formas de sociedade organizada realizem o trabalho por todos. Estamos caminhando e fazendo um novo caminho e para "criar" o "Mundo que Queremos", é preciso a participação de todos, ou que pelo menos, haja integração entre a Comunidade Científica, Empresarial, Governamental e principalmente, da Sociedade Civil.
Razão para lembrar da velha e boa parábola:

TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM:

"Que conta a história de quatro pessoas: Todo mundo, Alguém, Qualquer um e Ninguém. Onde havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria.

Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez.

Alguém se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo.
Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.

Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito..."

Claro que nesta história Ninguém fez o trabalho de Todo Mundo, portanto, precisamos fazer a nossa parte sem nos preocuparmos se os outros (Todo Mundo), está fazendo também. Aliás, acho que bons exemplos , mesmo que pioneiros, acrescentam valores à sociedade e mais cedo ou mais tarde serão seguidos por muitos, até chegar a “Todo Mundo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário