sexta-feira, 1 de junho de 2012

A trajetória de uma rainha


Isabel II ou Elizabeth Alexandra Mary, mais conhecida como: Rainha Elizabeth II, nasceu em Londres no dia 21 de abril de 1926. Elizabeth II ou Isabel II é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. Sua coroação se deu no dia 2 de junho de 1953 em frente à Abadia de Westminster. Milhões de britânicos vão comemorar neste final de semana o 60º aniversário da coroação de Elizabeth II durante quatro dias de festividades. Esta maratona festiva, de 2 a 5 de junho, é o ponto máximo dos quatro meses de comemorações do Jubileu de diamante da soberana, que herdou, em 6 de fevereiro de 1952, a coroa de seu pai, Jorge VI. A coroação aconteceu mais de um ano depois, em junho de 1953. Antes dela, apenas a sua bisavó Vitória reinou por tanto tempo, e dada a saúde de ferro da atual governante de 86 anos, que é chefe de Estado de 16 países incluindo o Reino Unido, há esperança de superar o recorde de longevidade no trono dentro de três anos.
Londres se vestiu de gala para a ocasião com inúmeras bandeiras em homenagem a sua soberana, de 86 anos, mas as cores da Union Jack - o apelido da bandeira britânica -, branco, azul e vermelho, também tomaram conta de lojas, supermercados e até mesmo do metrô, que teve alguns vagões especialmente enfeitados para o Jubileu. As festividades começam no sábado com a corrida de cavalos, uma das grandes paixões de Elizabeth II. A monarca vai assistir ao Derby de Epsom, a única das cinco corridas clássicas britânicas em que seus puros-sangues nunca venceram. Já no domingo a comemoração será popular, com um "Grande Almoço" nas ruas e parques de todo o país e uma procissão de 1.000 barcos pelo Tâmisa, que a rainha descerá com sua família em um barco de luxo diante de um milhão de pessoas. O Palácio de Buckingham, sua residência oficial em Londres, será na segunda-feira o epicentro das comemorações, com apresentações de estrelas da música lideradas por Paul McCartney, Elton John e Kylie Minogue. A terça-feira, mais solene, começará com uma missa na Catedral de St. Paul e será concluído com um passeio de carruagem, antes da esperada aparição da soberana na varanda do palácio para saudar seus súditos.
"Hoje, a popularidade da rainha é tão elevada quanto no momento de sua coroação, em 1953. E isso é realmente incrível quando você pensa quão extraordinariamente impopular se tornou depois da morte de Diana, em 1997", de certa maneira, é uma mulher normal, comum, "É como qualquer outra avó no Reino Unido, com seus sapatos, bolsa e (cães) Corgis correndo pela sua frente", afirma a historiadora Kate Williams, autora de um livro sobre a rainha.
A rainha tem sido uma constante num mundo em mudança - não por acaso conheceu 12 primeiros-ministros britânicos, muitos presidentes norte-americanos e seis papas -, e seu reinado, naturalmente, passou por altos e baixos. O momento mais difícil foi nos anos 1990, marcado pelos divórcios de três de seus filhos, incluindo Charles, o herdeiro, e pela morte da princesa Diana, em um acidente de carro em Paris, que lhe rendeu duras críticas por permanecer distante da comoção do povo. O fato é que Elizabeth II, após superar o triste episódio da morte da princesa Diana, quando esteve a ponto de selar seu divórcio com os britânicos, conta agora com o apoio de 80% de seus súditos.
Nestes 60 anos, a rainha, que tem oito netos e dois bisnetos, se tornou um símbolo de continuidade em um mundo instável para os britânicos e ganhou um papel de "avó do povo". Em um discurso proferido em março passado, o primeiro-ministro David Cameron prestou uma homenagem ao "serviço maravilhoso" da soberana. "Muitas vezes ouvimos falar de pessoas que a monarquia não passa de um ornamento luxuoso, uma decoração de nossa vida nacional", disse. "Isto é não compreender a nossa Constituição e subestimar a nossa rainha. Sempre dedicada, sempre determinada e sempre respeitada, é um símbolo da nossa continuidade".
Já em seu 21º aniversário, em abril de 1947, em um pronunciamento à Comunidade Britânica da África do Sul, em viagem com seus pais, representando a família real ela afirmou: "Eu declaro diante de todos vocês, que minha vida inteira, seja ela longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial, a qual todos nós pertencemos". E assim tem sido desde que tornou-se rainha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário