segunda-feira, 2 de julho de 2012

10 Dicas para aproveitar melhor seu tempo

Na correria na qual estamos vivendo parece que estão faltando mais horas nos nossos dias. Um dos fatores de risco para os problemas de saúde é o estresse, causado pela correria, ansiedade e falta de tempo. Mas se você se organizar e não levar tudo tão a sério, pode encontrar saidas criativas para dar conta de tudo o que realmente importa. Muitas vezes por não saber delegar tarefas ou não saber dizer "NÃO" você se sobrecarrega querendo levar o "mundo nas costas". E para que possamos dar conta de tantos compromissos uma simples mudança de hábitos podem fazer com que o dia pareça ter mais de 24 horas. Como? Veja algumas sugestões a seguir:

1 - Faça um planejamento de atividades e organize-as conforme a importância e urgência. Anote todos os afazeres da semana, e não se esqueça de colocar em qual horário aquele trabalho deverá ser feito, leve em consideração fatores como trânsito, tempo de deslocamento e esperas. Ao anotar as tarefas diárias, deixe algum tempo livre para realizar os trabalhos que surgirem. Caso sua rotina esteja sobrecarregada, priorize os trabalhos com curtos prazos.

2 - Trinta minutos, 3 vezes por semana, são suficientes para fazer exercícios como: caminhada, corrida ou pedalada. O que trará mais disposição para as tarefas diárias e benefícios para a saúde.

3 - Durante os engarrafamentos aproveite para ouvir música ou notícias no rádio, ou até fazer um curso de idiomas usando recursos de áudio.

4 - Observando as regras de segurança, você pode tirar proveito da tecnologia, usando o celular e a internet como ferramentas para ajudá-lo a se organizar. O uso do calendário, alertas e aplicativos bancários podem ser muito úteis.

5 - No trabalho, para se organizar melhor, deixe as atividades mais difíceis para a parte da manhã, quando você estará mais disposto.

6 - Aprenda a se impor limites. Às vezes, o mais saudável é dizer "não" a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que vão te sobrecarregar e só irão complicar sua vida.

7 - Depois de atividades que exigem esforço e concentração, permita-se uma pausa de pelo menos 5 minutos para relaxar, tomar um café ou um pouco de ar fresco.

8 - Tenha hábitos que contribuam para a organização, isso só irá facilitar o seu trabalho. Mantenha arquivos, pastas, carteira, relatórios, armários, carros, enfim, seus pertences organizados. Isso faz diferença e irá lhe poupar muito tempo.

9 - O equilíbrio é fundamental para o aproveitamento do seu tempo. Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias denota falta de planejamento e só irá lhe causar um maior desgaste físico. Tenha metas e dê atenção às prioridades, delegando aos outros algumas tarefas que eles possam cumprir.

10 - Outro hábito importante na administração do tempo é se incluir na agenda e reservar um tempo só pra você. Anote também se quer ir ao cinema, balada ou ir viajar. Nem tudo é só trabalho ou faculdade. Invista no que você goste de fazer para relaxar. E por fim, estabeleça recompensas. Por exemplo: se conseguir cumprir as tarefas agendadas para o dia, ou fazer algo que considera chato, mais que precisa ser feito, marque um encontro com os amigos para se divertir e relaxar. Se você foi à academia vencendo aquela preguiça, que tal se dar um jantar especial ou um momento para curtir o que você gosta, pode ser ouvir música em casa, cozinhar e até mesmo relaxar sem fazer nada. Afinal, você merece! 



Fonte: livro: Organize seu tempo (Editora DCL), autor Marcelo de Almeida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário