sábado, 7 de julho de 2012

A arte abre as portas neste fim de semana em Santa Teresa

Sem programa para o fim de semana? Que tal aproveitar o sol maravilhoso que teima em nos fazer esquecer que estamos no inverno. Pegar uma praia até que é legal, considerando-se o fato que logo logo estaremos cheios de roupas de frio... Mas uma ótima dica para esse fim de semana é ir à Santa Teresa. É que por lá está acontecendo a 22ª edição do evento Arte de Portas Abertas entre os dias 6, 7 e 8 de julho de 2012, das 11 às 18 horas.
O final de semana vai ser demais no bairro, onde turistas e moradores poderão conhecer de perto trabalhos de arte nas oficinas onde são concebidos e produzidos e, ainda, conversar com os artistas e descobrir um pouco mais sobre o seu universo de trabalho e seu estilo de vida.
Para os que não conhecem o bairro é uma boa oportunidade de fazê-lo, e terão uma bela surpresa pois Santa Teresa é um bairro pequeno e encantador. Com um arquitetura peculiar, onde a maioria das casa é do início do século XX, o bairro é tranqüilo e arborizado, mais parecendo uma cidadezinha do interior. Mas não se engane com as aparências pois, o bairro é boêmio - possui muitos bares e restaurantes, além de intensa vida noturna e é muito conhecido pela boa gastronomia. Com uma paisagem deslumbrante e ladeiras estreitas, no bairro se encontram vários ateliês, onde artistas e artesões encontram inspiração para o seu trabalho.
O Arte de Portas Abertas, reúne mais de 60 artistas, além dos coletivos Filé de Peixe, 13 Numa Noite e Casa da Ladeira, divididos num circuito de 36 ateliês e 10 espaços de cultura. Além dos artistas que abrem suas portas, o evento costuma ter várias apresentações musicais, muitas delas inesperadas e avisadas na última hora. Quem for à Santa Teresa durante o Arte de Portas Abertas poderá matar a saudade do bonde, um dos ícones do bairro que pela primeira vez não participa do evento e receberá uma homenagem dos artistas. Será uma intervenção urbana que consiste numa reprodução de bonde com a metade do tamanho original. A obra será carregada pelos artistas e o público poderá entrar e relembrar como é andar de bonde. A estação ficará na Rua Paschoal Carlos Magno, quase esquina com a Rua Felício dos Santos e fará o trajeto de ida e volta até o Largo dos Guimarães. A intervenção acontece durante todos os dias do evento. Vale lembrar que devido a um grave acidente com um bondinho, o transporte está desativado. Para chegar à Santa Teresa você pode subir de ônibus, que faz ponto no Largo da Carioca (Centro), ou ainda pegar uma Kombi na esquina da Rua Gomes Freire com a Rua Riachuelo na Lapa, além do táxi que também é uma boa opção. Acho que ir de carro não é uma boa ideia, já que as ruas são estreitas e com muitas ladeiras, além do aumento de visitantes, que com certeza irá causar dificuldades para estacionar.
Se em dias normais o bairro já abriga bons encontros, apresentações musicais inesperadas e um clima muito gostoso, quando a arte abre suas portas o bairro ferve de alegria! Portanto, é hora de aproveitar o dia lindo, curtir um pouco de arte e depois quem sabe, saborear um prato delicioso em um dos inúmeros restaurantes do bairro, acompanhado de um chopp bem gelado, é claro!
O evento é gratuito. Divirtam-se!

Mais informações no site: www.chavemestra.com.br

Não dá para esquecer que o bairro sempre teve seu nome ligado aos bondinhos, que muito mais do que um transporte, eram o charme do lugar. Mas por enquanto, podemos curtir os que os turistas brasileiros e estrangeiros elegeram por lá: a beleza, a arte, a tranqüilidade e a ótima culinária da região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário