segunda-feira, 2 de julho de 2012

As inúmeras atrações de Campos do Jordão

Se você vai tirar férias e ainda não sabe o que fazer, que tal conhecer a badalada cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. Em qualquer época do ano a cidade recebe muitos turistas, pois o que não falta por lá é diversão. A cada estação do ano a cidade se enche de cores e com o seu clima bem determinado em cada época, permite aos visitantes contemplarem sua beleza e terem momentos inesquecíveis. Porém é nos meses de abril a julho que Campos do Jordão ganha muito destaque, quando as temperaturas têm uma considerável queda e faz com que a cidade ganhe um clima convidativo.  

Vários fatores contribuem para que a cidade seja procurada por paulistas, mineiros, fluminenses, pessoas não só do Brasil, mas também de outros países visitam a cidade em busca das atrações que ela oferece. Seja para  conhecer, desbravar, contemplar ou apenas descansar em meio as montanhas de Campos do Jordão.
Localizada na Serra da Mantiqueira Paulista, a cidade possui um rico parque hoteleiro com quase 9 mil leitos distribuídos em hotéis e pousadas, cada um com seu estilo e conforto, atendendo ao variado público; do mesmo modo a gastronomia que vai desde uma tradicional culinária caseira, com direito a fogão à lenha, até os finos toques e sabores da culinária francesa, passando pelas carnes exóticas, massas, culinária portuguesa, contemporânea e os irresistíveis fondues e racletes. É diante desse universo de rica paisagem, aliada a boa gastronomia, hospedagem, pontos turísticos e atividades, que Campos do Jordão através de iniciativas públicas e privadas desenvolve seu turismo até mesmo nos meses de baixa temporada promovendo eventos como a Festa da Cerejeira, a Festa do Pinhão, Festa da Hortênsia, Natal na Montanha, Festival Gastronômico da Cozinha na Montanha, Quinzena da Aventura além de receber espetáculos musicais e culturais nos feriados e nos finais de semanas de fevereiro a junho e de setembro a novembro.
Se você pretende ir lá pela primeira vez, antes de pegar a estrada, faça um pré-roteiro com os passeios que pretende fazer, incluindo valores e horários de funcionamento, para não perder tempo ao chegar à cidade. Existem opções para todos os gostos, desde passeios ao ar livre que incluem uma visita ao Horto Florestal, onde se pode fazer caminhadas em suas trilhas, até uma Aventura no Rancho, no qual se pode combinar atividades: como arvorismo, tirolesa e rapel em circuitos com quatro níveis de dificuldade.
Porém, se você prefere o agito da cidade e adora fazer compras aproveite, pois a cidade é o paraíso dos consumistas. Nas ruas da Vila Capivari, onde o povo desfila seu figurino europeu, as vitrines exibem novas grifes e as baladas ficam lotadas de gente bonita e alegre. Você irá encontrar por lá inúmeras malharias, que se tornaram uma atração a parte, além de lojas de cholates fabricados de forma artesanal, o que lhe garante a qualidade e o melhor sabor que o chocolate pode ter. Lá também o turista pode conhecer a Baden Baden, cervejaria artesanal, hoje na cartela da Schincariol, que virou símbolo de Campos.
A cidade conta com inúmeros shoppings, um dos mais badalados é o Shopping Boulevard Geneve. Um dos ícones e ponto turístico da cidade, aberto há mais de 20 anos, concentra muita gente bonita que busca saborear o melhor da culinária da montanha e conferir as novidades em roupas, óculos, acessórios, cds, bolsas, calçados, malhas, roupas e brinquedos e, ainda fazer uma pausa para o cafezinho e acessar a Internet. Existem ainda muitos outros como: o Market Plaza, que só abre nos meses de junho e julho; Shopping Aspen Mall localizado no epicentro turístico do Capivari, além do Shopping Center Calil, o Shopping Villa Di Siena e o Shopping Cadij, um dos primeiros shoppings de Capivari, além de muitos outros.
Mas em julho a cidade tem atrações imperdíveis como o festival de inverno, que está na sua 43º edição, começou no dia 30/06/2012 e vai até o dia 29/07. O Festival de Inverno terá 60 concertos de música clássica em vários pontos da cidade, incluindo apresentações em praças e no Auditório Cláudio Santoro, que se tornou visita obrigatória por contar com um jardim também conhecido como museu de esculturas a céu aberto e com a bela paisagem da Pedra do Baú, em frente.
Você ainda pode aproveitar para curtir a 44ª Festa da Cerejeira em Flor, que começa no dia 21/07/2012 e vai até o dia 05/08. A Festa Da Cerejeira é uma das atrações do inverno e acontecerá no Clube Recreativo Sakura Home, em homenagem a cultura japonesa. Durante 3 fins de semanas o público poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura, costumes e sabores da terra do sol nascente. Músicas, danças, comidas típicas, artesanatos e preservação da cultura japonesa são os panos de fundo para mais uma edição da festa que relembra o “hanami”, a festividade realizada no Japão, assunto do qual eu já falei nesse blog. Em Campos do Jordão a Festa da Cerejeira além de reforçar a cultura japonesa aos seus descendentes no Brasil e apresentá-la a jordanenses e turistas, possui os seu lado social, de arrecadar fundos para a Casa de Repouso Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de cuidados médicos específicos e prolongados.
Não esqueça de levar muita roupa de frio, pois no inverno a temperatura média chega aos 18ºC, enquanto a mínima chega a 4ºC , uma boa desculpa para fazer umas comprinhas, não acham?
Acho que falei de quase tudo que a cidade proporciona aos turistas, outras informações como hospedagem, como chegar, onde comer, você irá encontrar no site da cidade: www.camposdojordao.com.br

Por tantas maravilhas que a cidade tem a oferecer, é conhecida como a "Suiça Brasileira". Agora é só fazer as malas e aproveitar. Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário