sexta-feira, 20 de julho de 2012

Curtindo as férias escolares com a garotada

Quem tem crianças em casa sabe que as férias escolares, que deveriam ser um período de descontração e alegria, muitas vezes se transformam em dias cansativos. Principalmente as mães sabem que criança em casa, sem aula, dá um trabalho danado. Sem falar na comilança, na bagunça e no barulho, principalmente quando a grana esta curta e não podemos viajar. Mãss... nem tudo está perdido. É possível sim, fazer com que esse período dos pequenos e de adultos seja só motivo de alegria e momentos inesquecíveis – Lembrem-se: Os filhos crescem rápido e amanhã eles vão embora, por isso, é preciso que estejamos atentos a esses momentos para que possamos vivê-los de forma que eles se transformem em doces lembranças.
Transformar as férias em dias alegres e proveitosos não é difícil, mas requer planejamento. A primeira regra é relaxar com os horários e permitir que a preguiça se aconchegue. Tudo pode e deve ficar diferente, ser uma pausa na rotina dentro de casa, mas com imaginação. A ordem é que sejam dias que fujam do normal. Afinal, são férias e não importa onde aconteçam. Elas existem para que as crianças se divirtam. Em casa ou não, que as férias do seu filho sejam uma folguinha gostosa e bem diferente, tanto para eles quanto para você, que também pode aproveitar os programas com eles.

Algumas sugestões para aproveitar as férias sem viajar:

Não queira preencher o dia todo deles. Deixe que eles durmam até mais tarde, afinal férias foram feitas para relaxar.

Verifique sites, revistas e encartes especiais nos jornais, nestes períodos é comum incluírem diversão para a garotada (muitas vezes gratuita), que acontecem geralmente em shoppings, livrarias e clubes.

Faça um passeio turístico na sua cidade, como se estivesse de férias nela. Visite os principais pontos e aproveite para ensinar um pouco de História para as crianças. Será um incentivo a você mesmo (o) para aprender mais sobre o local onde vive, ou quem sabe voltar à infância. Não esqueça de registrar os lugares tirando fotos da criançada. Em algumas cidades como o Rio de Janeiro, existem passeios guiados, bastando se informar sobre os locais e horários do percurso.

Pôr-do-sol: Se você mora numa cidade à beira-mar, no campo ou numa região montanhosa, no fim de semana não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Olhem para o céu e deixe a mente divagar. É também uma oportunidade de ensinar a eles sobre a  importância da natureza.

Se você fizer a dobradinha cinema = pipoca e refrigerante +lanchonete, gastará muito dinheiro. Que tal variar e levar as crianças para um piquenique? Escolha um local bonito e bem freqüentado, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e lembre-se dos pratos, copos, talheres, guardanapos (tudo descartável of course!).

Caravana Cultural: Para os filhos pequenos, filmes e teatros. Informe-se antes, peça dicas de quem já assistiu. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos; pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for à escolha, faça companhia a eles.

Se estiver chovendo, monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, compre um livrinho de atividades desses que vendem em bancas, esparrame lápis e canetinhas pelo chão e aproveite para voltar um pouco ao seu tempo de pré-escola. Ligar pontinhos até hoje é uma delícia. Se tiver algum jogo infantil em casa, jogue com as crianças.

Na cozinha, invente receitas para fazer com as crianças. Adote pratos simples e que não precisem de fogo. Faça as guloseimas que eles adoram, pode ser aquele bolo de chocolate, brigadeiro ou pipoca. Deixe que eles ajudem a preparar e a servirem os pratos depois de prontos.

Faça um revezamento de crianças com seus irmãos ou com outras mães. Você fica com os seus e os deles no sábado, e eles com todos no domingo. Ou, se não quiser radicalizar, um fica no turno da manhã até depois do almoço, o outro cobre o turno tarde/noitinha. Acredite: se é para ficar em casa, quanto mais crianças, menos trabalho você terá, porque elas vão preferir brincar entre elas e sua presença só será solicitada vez ou outra para resolver os indefectíveis conflitos de interesse.

Leitura: No fim da tarde depois do almoço, leia histórias para seus filhos, se eles já forem grandes, conte uma passagem da sua própria história. Compre um livro que chame a atenção deles para a leitura, pode ser uma história já vista por eles no cinema, como Crepúsculo, que os adolescentes adoram.

Sessão de Vídeo: Crianças adoram assistir repetidamente a seus filmes e desenhos preferidos. Veja junto faça perguntas sobre o cenário e os personagens. Se quiser alugar filmes novos vá pela manha à locadora. Faça da sessão pipoca um momento alegre para eles chamando alguns amiguinhos para compartilharem com seus filhos essas horinhas de lazer. Não se esqueça da pipoca e refrigerantes. 

Internet que Integra: Se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Aproveite para conhecer a maneira como cada um deles se comunica e faz novas amizades.

Vá com eles a um centro cultural. Veja antes a programação e horários. Aproveite para convidar alguns amiguinhos deles para irem junto, pois as crianças adoram estarem em grupo. Se houver um evento diferente na sua cidade, como um balé, um show apropiado a idade deles, procure levá-los. Alguns eventos são gratuítos, pesquise na internet.

Insista em atividades diferentes e em rituais que vocês possam fazer juntos, passear, fazer as refeições, assistir a filmes, organizar a casa, seus quartos mesmo que pareçam difícil conciliar os desejos de todos. Com certeza, o final das férias será feliz.

Tire fotos das férias, monte um álbum com eles, colocando os locais e as datas, além da descrição do passeio ou evento. Mais tarde no futuro, vocês poderão rever as fotos juntos, além de guardá-las para a posteridade. No mais, é  só curtir junto com eles os momentos de lazer e se preparar para o retorno às aulas em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário