sexta-feira, 31 de agosto de 2012

6º Festival CineMúsica em Conservatória

Se você gosta de seresta e está procurando um lugar romântico para ir com o seu amor no próximo feriado de 7 de setembro, não deixe de conhecer Conservatória, distrito da cidade de Valença, no estado do Rio de Janeiro, distante 150 Km da sua capital e 417 km da capital de São Paulo. A cidade é minúscula, mas o que não falta por lá são atrações. Com seu casario colonial preservado e seus museus musicais nas principais ruas do centro - Dr Luís de Almeida Pinto e Oswaldo Fonseca - a cidade é abençoada pelo santo casamenteiro, Santo Antonio, do alto da sua imponente igreja do final do século XVIII.
O charme principal de Conservatória é a seresta. A cantoria começa por volta das 20 horas das sextas-feiras e se repete aos sábados. Seresteiros cariocas e turistas de todas as partes se reúnem no Museu da Seresta para afinar o repertório e de lá partem por suas ruas de pé-de-moleque, numa tradição que já dura mais de 60 anos. Vem do século XIX, e era cultivada pelo Sr. Emerito, que reunia em sua casa seresteiros que lá iam afinar os instrumentos e ensaiar músicas, para depois saírem pelas ruas cantando às janelas das residências. É na casa do Sr. Emerito que hoje funciona o Museu da Seresta.
Conservatória abriga três museus que preservam um pouco da memória musical brasileira:
Museu da Seresta, com fotos e textos sobre esta nossa tradição, é propriedade dos mais antigos seresteiros da cidade, os irmãos Dr. José Borges e Professor Jouber.
Endereço: Rua Oswaldo Fonseca, 99.
Museu de Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Gilberto Alves e Guilherme de Brito com acervos dos cantores e do compositor - fotos, prêmios, objetos pessoais.
Endereço: Rua Dr. Luís de Almeida Pinto, 40. 

Museu de Vicente Celestino e Gilda de Abreu, com fotos, discos, objetos pessoais e vestimentas usadas em filmes e apresentações teatrais pelo cantor e ator e sua esposa, cantora lírica. Endereço: Rua Oswaldo Fonseca, 63.
Mas a Cidade da Seresta, como é conhecida Conservatória, vai ser transformar na Cidade do Cinema, no próximo feriado de 7 de setembro. É uma ótima oportunidade para aqueles que não conhecem a cidade, irem visitá-la. O encontro do cinema com a música em um grande cenário se dará com o CineMúsica, evento que contará com a participação e a experiência gastronômica do Senac, que dará um sabor especial ao 6º Festival CineMúsica de Conservatória, que acontecerá nos dias 6 a 9 de setembro de 2012. Durante os quatro dias do 6º Festival, a população, os cinéfilos e os visitantes de Conservatória poderão conferir o gosto do Sabor CineMúsica, evento gastronômico que integra a estrutura do CineMúsica.
O Festival fortalece as tradições musicais da cidade e celebra os cinemas de rua, muito bem representados pelo Cine Centímetro, réplica do saudoso Metro Tijuca, que foi uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970.
O Cine Centímetro, de Conservatória, é a resposta às emoções vividas pelo jovem Ivo Raposo. E transformou-se também em um autêntico museu vivo da exibição tradicional do século XX. Cenário esse que agora é compartilhado com o público, como um símbolo de Conservatória, do Cinema e do Festival CineMúsica. Representa um resgate do que de melhor o passado pode oferecer - e um estímulo à continuidade das boas tradições e dos bons sentimentos pelos anos afora.
Segundo Ivo Raposo Jr., Presidente do Festival, “O CineMúsica é, sem dúvida um festival de cinema diferenciado dos demais, sendo o único festival de cinema do País dedicado ao universo do som e com associação da música ao cinema e ainda, com a presença do Cine Centímetro - um patrimônio comprometido com a memória do cinema". Ivo Raposo, afirma que a edição 2012 do evento vai se voltar para o universo da Música Instrumental Brasileira (MIB). Dando continuidade a uma aproximação às diferentes tradições da música brasileira, pela primeira vez o Festival não enfocará mais diretamente um gênero ou formato, mas sim uma linguagem musical em suas diferentes ramificações. O festival terá como principal homenageado Wagner Tiso, que receberá o troféu Personalidade Sonora e ainda fará uma apresentação em praça pública na sexta-feira, 7 de setembro.

O Festival é promovido pela Associação Casa da Cultura de Conservatória, instituição presidida por Servio Consentino, que destaca: “Sempre acreditamos, eu e a equipe, no acerto de dotar Conservatória e a região circunvizinha de um evento de grande porte. Escolhemos o cinema, por seu traço agregador e mobilizador, e não esquecemos a música, razão de ser da cidade e uma das mais belas tradições brasileiras.”

Mais informações no site: www.festivalcinemusica.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário