segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A busca pela perfeição e juventude eterna

Adorei a frase dita por Ana Maria Braga na abertura do programa de hoje, segunda-feira 20 de agosto. Dizia o seguinte: "Não ame alguém pela sua beleza, mas pela beleza que essa pessoa possa trazer para o seu mundo". Magnífico, não acham?
Essa frase me fez refletir sobre as pessoas que só se interessam pelas aparências... tanto as delas quanto a dos outros.
Não quero dizer que a aparência não seja importante, mas só ela não é garantia de nada, inclusive pode até gerar preconceitos e sofrimentos desnecessários àqueles que a valorizam sem reflexão.
Quantas pessoas cultuam a aparência física e se esquecem do "conteúdo". As academias estão cheias de garotões "sarados" e de cabeças vazias, de mulheres lindíssimas que nunca estão satisfeitas com a própria aparência. A grande maioria recorre às lipos, às próteses de silicones e ao botóx, mesmo sem necessidade aparente. Algumas delas aos 20 anos já estão colocando o dito cujo para "acabar com as rugas". Mas será que alguém tem rugas aos 20 anos?
Certa vez, no consultório do meu angiologista pude constatar que algumas jovens estavam lá para fazerem aplicação do botóx. Ao comentar com o médico, ele me disse que fazia o "procedimento", e que era muito procurado por pessoas cada vez mais jovens. E ele me perguntou: e você não tem vontade de fazer? E então eu respondí: não! estou feliz como estou... Eu me cuido, mas não quero aparentar uma idade que eu não tenho... Ele ficou até surpreso com a minha resposta, e disse: você faz parte de uma minoria. Grande parte das pessoas estão insatisfeitas com a aparência e fariam "qualquer coisa" para se sentirem "melhores" e mais bonitas. Saí do consultório pensando se isso não refletia um "vazio interior", que precisava ser preenchido de alguma forma.
Sabemos da influência que a mídia exerce sobre a grande maioria das pessoas quanto ao culto exagerado à aparência e à beleza física. Sem falar de outras influências que no momento não vêm ao caso. Ao criar o protótipo da beleza e ao exaltá-lo, muitas vezes de forma subliminar, vem transformando uma massa de escravos numa busca desenfreada e incessante pelo corpo perfeito e eternamente jovem. Incessantemente a grande maioria de pessoas procura por novos "recursos", que prometem verdadeiros milagres na aparência, que os tornarão mais jovens e mais belos. Tanto que a industria dos cosméticos estão cada vez mais em alta, faturando cada vez mais.
Devemos lembrar que essa ditadura aprisiona, principalmente as mulheres que "sofrem" quando ao mirarem o espelho enxergam que os anos estão passando e que ele deixa suas marcas, nós queiramos ou não. As que fazem parte da minoria que podem se dar "ao luxo" de viver em função da beleza não deixam também de sofrer porque nunca estão realmente satisfeitas com os resultados.
Porém, a análise não deve ficar somente nestes aspectos, faz-se necessária uma reflexão mais profunda e criteriosa, a responsabilidade não é apenas dos fatores externos a nós, pois a mídia mostra e a indústria da beleza produz, justamente aquilo que queremos que se torne realidade, desde coisas mais elaboradas como uma técnica cirúrgica inovadora ou um cosmético de última geração, até um soutien que promete elevar ou aumentar o tamanho dos seios. Torna-se um círculo vicioso, os valores do ser contemporâneo e seus anseios refletem-se na mídia e na indústria da beleza e estas, por sua vez, acabam retornando em forma de influência para a sociedade. Vale lembrar também, que os nossos modelos de beleza, bem como todo ser humano tem suas inseguranças e podem estar tentando atingir o ápice, a beleza máxima, afinal, também são agentes na sociedade, não somente figuras estáticas mostrando sua beleza para quem quiser ver. Um dia, se a sociedade se tornar mais espiritualizada e mais voltada ao seu interior, quem sabe a mídia pode refletir outras coisas, como por exemplo, a tão falada frase que: "Ser é mais importante que ter", e que a solidariedade, o amor a si e ao próximo, a paz no mundo e também a de espírito são muito mais importantes e perenes. Coisas que, por mais que tentemos na busca utópica pela perfeição do corpo, jamais serão atingidas.
Vale também lembrar que a verdadeira fonte da juventude está na alma, já que ela nunca envelhece. A juventude da alma ninguém tem o poder de tirar de você, esta sim é ETERNA... Basta querer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário