sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aproveite o inverno para saborear sopas mais nutritivas

Hoje dia 31 de agosto é o Dia do Nutricionista. Seguindo algumas dicas de quem entende do assunto podemos deixar mais nutritivos um dos pratos preferidos pela maioria das pessoas no inverno, a sopa, que é muito mais do que uma refeição quentinha e dá aquela sensação de conforto e bem-estar. Se preparada corretamente, ela fornece boa parte dos nutrientes que o nosso corpo precisa.
Aproveite algumas dicas que irão deixar a sua sopa ainda mais nutritiva. Ela pode continuar saborosa com ingredientes mais saudáveis. Confira a seguir algumas dicas sugeridas por duas nutricionistas e uma chef para aumentar o valor nutricional da sua sopa:
Temperos prontos
Eles podem até ser práticos, mas têm pouquíssimos nutrientes. Segundo explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, "tanto os caldos quanto os temperos prontos têm grande quantidade de sódio e gordura, podendo agravar doenças cardiovasculares". Portanto, vale a pena gastar alguns minutinhos a mais no preparo e no cozimento para que a sopa fique realmente nutritiva. Use temperos frescos como salsa, coentro e cebolinha, que além de darem sabor à sopa farão com que elas se tornem mais nutritivas.
Valor nutricional dos ingredientes
"É inevitável que alguns vegetais percam parte de seu valor nutricional ao serem adicionados à água fervente da sopa", conta Amanda Epifanio Pereira, nutricionista do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Por isso, é fundamental não desprezar o caldo, que concentra boa parte dos nutrientes.
Outra dica que a nutricionista sugere é evitar preparar sopas cremosas à base de leite com carne. Isso porque o cálcio presente no leite interage com o ferro da carne, formando um complexo que o corpo humano não consegue absorver.
Sopas para bebês
Sopas são pratos típicos da dieta do bebê. Por isso, evite bater tudo no liquidificador, fazendo com que os ingredientes percam parte de seus nutrientes. A chef de cozinha e professora de gastronomia Cristine Maccarone sugere outro método: "O ideal é que a sopa seja passada pela peneira, pois ela continuará contendo pedaços sólidos e ainda estimulará a mastigação da criança".
Modo de preparo
De acordo com a chef Cristine, bater alimentos no liquidificador faz com que eles percam parte de suas fibras. A porcentagem não é alarmante, mas, afinal, não custa nada evitar.
Por outro lado, não adianta sair picando tudo de qualquer jeito. A nutricionista Amanda alerta que quanto menor o tamanho dos alimentos, mais nutrientes eles perdem para o caldo. Assim, ela sugere que os legumes sejam cortados em pedaços maiores para poupar alguns nutrientes e as carnes em pedaços pequenos para melhorar a qualidade do caldo da sopa.
Congelamento
Há pessoas que preparam sopas em larga escala e aproveitam para congelar o que não consumiram no mesmo dia. O problema é que as etapas de congelamento e descongelamento da comida fazem com que ela vá perdendo seus nutrientes a cada novo processo.
Ainda assim, convenhamos, poucas pessoas têm tempo e disposição para preparar um novo prato todos os dias. É aí que vem a boa notícia. "Mesmo após o descongelamento, o valor nutricional da sopa permanece superior aos dos pratos prontos congelados, sopas industrializadas e fast-food", explica a nutricionista Amanda Epifanio.

Uma dica para evitar uma perda significativa do valor nutricional da sopa é congelar o que sobrou em pequenos potes que contenham o equivalente ao que você consome em uma refeição. Assim, o que for esquentado será utilizado de uma só vez.
Ingredientes mais que bem-vindos

Sopas bastante nutritivas devem conter itens de todos os grupos alimentares: proteínas magras, como peito de frango e peixe; carboidratos, como batata e macarrão; verduras e legumes, como lentilha e ervilha; grãos integrais e cereais, como arroz e aveia; e temperos, como salsão, para diminuir a inclusão de sal.
Sopa milagrosa
Algumas sopas têm ingredientes que contribuem no combate a gripes e resfriados, conta Daniela. Uma delas é a canja de galinha. Isso porque, ao ser aquecida, a carne de galinha libera um aminoácido parecido com o princípio ativo usado em xaropes expectorantes, ajudando na fluidificação e na eliminação do catarro.
É bom evitar
Alguns alimentos podem até dar um toque saboroso à sopa, mas, se possível, devem ser evitados. Dois deles são queijos e creme de leite. "Eles adicionam gorduras saturadas, que são maléficas, diminuem o valor nutricional do prato e ainda aumentam as suas calorias", alerta Amanda.
As sopas por serem saborosas e nutritivas, são uma ótima opção não só para o inverno, mas também no verão. Conforme os ingredientes escolhidos, elas podem ser light ou mais substancial, conforme a preferência de cada um.
 
 
Fonte: Site minhavida -  publicado em 01/07/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário