quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aproveite a safra e faça um deliciosa Geléia de Morangos

Eu adoro morangos com chantilly, mas também gosto dele em sucos ou em sobremesas. O morango, pode ser usado nas mais variadas receitas, seja em recheios de bolos, pavês, sorvetes, etc. Uso-os também para fazer um ioguete caseiro e uma deliciosa de geléia, que acrescenta mais sabor ao café da manhã. A geléia pode ser feita com açúcar ou adoçante granulado (que pode ir ao fogo). Eu prefiro o adoçante tipo açúcar da União, denominado Fit, e que antes era chamado de light.
E como os meses de agosto, setembro e outubro são os meses onde o morango é abundante, aproveito para fazer as receitas que eu gosto. Nesses meses ocorre a safra da fruta, que além de deliciosa, é nutritiva e vai bem em diversas preparações. Além de ser uma fruta muito bonita, o morango é também muito nutritivo.Algumas propriedades nutricionais do morango:
O morango fornece poucas calorias, 5 morangos (de tamanho médio) fornecem 24 kcal. Quanto às vitaminas, podemos encontrar a vitamina C, que ajuda na cicatrização, atua contra infecções, colabora com absorção de ferro no organismo, entre outras funções.
O potássio também está presente no morango, mineral que exerce papel na atividade dos músculos, atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular, na função renal e na contração da musculatura cardíaca.
Além da vitamina C e do potássio, podemos destacar que na composição do morango encontramos niacina, ferro e fibras.
Veja alguns cuidados na compra e armazenamento da fruta:
Na hora da compra, verifique o estado dos morangos, eles devem estar vermelhos, talos bem verdes, sem manchas ou partes amolecidas. Recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo (no máximo três dias). Devem ser conservados na geladeira, sem ser lavados, pois a água favorece o apodrecimento. Procure não guardar os morangos cortados, pois elimina nutrientes, guarde-os sempre inteiros.
Por tratar-se de um fruto rasteiro torna-se necessário uma higienização adequada. Devem ser limpos em água corrente e depois devem ser deixados de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio por 30 minutos. O morango é uma fruta muito delicada, por isso deve ser manipulada o mínimo possível.

Geléia de morango
Ingredientes
2 caixas de morangos lavados, higienizados e sem os cabinhos, corte-os em pedaços pequenos (em 5 ou 6 partes)
1 xícara de (chá) de adoçante em pó União Fit, se quiser uma geléia diet, ou se preferir use 250g de açúcar cristal
1 colher de (chá) de suco de limão (5ml)
Modo de fazer
Coloque em uma panela os morangos com o açúcar e o sumo de limão, misture e deixe descansar por umas duas horas. Depois disso leve a mistura ao fogão, sempre em fogo baixo para apurar, até obter um doce cremoso, deixando secar um pouco a água que se forma. Não acrescente nenhuma água, pois o próprio morango solta um caldo ao cozinhar.
Deixe esfriar completamente e guarde em potes de vidro préviamente limpos e esterelizados.
Guarde na geladeira e consuma em até 3 dias, pois esta geléia não contém conservantes. Se fizer com açúcar, a receita dura até 7 dias na geladeira.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário