terça-feira, 18 de setembro de 2012

6ª Primavera dos Museus


A Primavera dos Museus é um evento que acontece anualmente no início da primavera em instituições museológicas de todo o país. “A Função Social dos Museus” será o tema da 6ª edição deste evento, que acontecerá de 24 a 30 de setembro de 2012.
O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

A 6ª Primavera dos Museus

Este ano o evento terá um número recorde de instituições e atividades. São 803 museus participantes com mais de 2.400 eventos em 364 municípios. Coordenado pelo Ibram/MinC, o evento tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras, etc.

Entre os destaques da programação, o Museu Imperial, em Petropólis (RJ), oferecerá atividades gratuitas, como ações educativas e voltadas à inclusão social. Haverá visita aos bastidores do Museu, concertos, roda de leitura, oficinas e visitas temáticas, além da Contação de Histórias voltado para deficientes auditivos e visuais no dia 25, das 14h30 às 16h30.

O Sarau de premiação Mulheres Guerreiras 2012, no Museu da Favela, no Rio de Janeiro, em 28 de setembro, também é uma das atrações da programação. Além da visita temática ao acervo que revela as origens de algumas palavras, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no dia 28 de setembro.

Além de atingir todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal, a edição desse ano conta pela primeira vez com uma participação estrangeira: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia, na região da Galícia (Espanha) que promove ação educativa entre os dias 25 a 28 de setembro, das 10h às 20h.
Outra novidade da sexta edição é a parceria do Ibram com o Metrô do Rio de Janeiro. A partir do dia 1º de setembro quem for a um museu carioca com o cartão MetrôRio válido e carregado, terá 50% de desconto na entrada com mais um acompanhante. A partir do dia 23 de setembro, portanto, na semana do evento, a entrada será gratuita para o portador do cartão e mais um acompanhante. Além disso, o MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações. Não dá para perder, não é?

(Fonte: Site do Ibram/MinC)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário