quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cromoterapia: os benefícios das cores

O inverno está chegando ao fim, e a nova estação promete ser de muitas cores, seja nas vitrines ou na moda usada pelas ruas. Mas em qualquer época do ano, as cores estão sempre presentes nas roupas, nos alimentos, em casa, no trabalho, na natureza, enfim, em todos os lugares. Embora não tenhamos consciência, elas são de grande importância, nos ajudando a harmonizar o organismo, atuando do nível físico aos mais sutis, equilibrando corpo, mente e emoções.
Lembram-se daquela música "...vesti azul e a sorte então mudou"... Para se beneficiar das cores, você pode utilizá-las no dia-a-dia, nas roupas, nos acessórios ou na decoração.
Atualmente podemos observar o uso das cores em consultórios, salas de espera, hospitais e restaurantes. Cada cor tem um propósito específico, seja acalmar, estimular o raciocínio ou mesmo a fome, no caso dos restaurantes. As cores atuam no nosso corpo, mais especificamente nos sete centros de energia que ficam localizados ao longo da coluna vertebral, conhecidos como chakras, fortalecendo e equilibrando os órgãos do corpo.
A Cromoterapia é uma palavra de origem grega (Kromos = cor e Teraphia = terapia), que significa "Terapia das Cores", e vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações - como no Egito Antigo, na Índia, na Grécia e na China.
A Cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. E cada cor tem uma vibração diferente. Por exemplo, o vermelho possui uma frequência mais intensa, enquanto o violeta é uma cor fria, menos intensa.
Para se beneficiar das cores, você pode utilizá-las no dia-a-dia, de acordo com o resultado desejado. 
Entenda abaixo o significado das cores e descubra como cada uma atua:
Vermelho - é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Mas não deve ser usada em excesso, pois estimula a agressividade e a irritação, principalmente no trabalho.
Amarelo - é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade. Se tiver que fazer um teste psicotécnico é a cor ideal.
Laranja - é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora. Estimula a sensualidade, a libido e levanta o astral.
Verde - é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Em excesso leva a apatia e redução da produtividade.
Azul - traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
Índigo - trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes. Estimula a fé e o pensamento positivo.
Violeta - é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.
Apesar da Cromoterapia trabalhar basicamente com essas sete cores, existem cerca de outras 5.000 cores diferentes. E cada uma delas oferece um benefício, como o rosa, por exemplo, que trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais. Relaxa o sistema nervoso. Melhora o desempenho em atividades que lidem com o público.
Outra combinação positiva é oriunda da mistura do amarelo com o verde, que resulta no verde limão. Essa cor é excelente para fortalecer os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.
Aproveite os benefícios das cores e encha a sua vida de alegria e alto astral. Basta lembrar do poder que a natureza tem de nos acalmar com a sua imensa variedade de cores.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário