domingo, 16 de setembro de 2012

Dinheiro não dá em árvores

Uma das lições que aprendi com meus pais foi poupar e dar valor ao meu dinheiro, e hoje considero que essa lição foi muito importante na minha vida.
Fiquei feliz com a iniciativa adotada por um colégio em Londrina, no Paraná, de incluir no currículo escolar planejamento financeiro. Trata-se de um projeto de educação financeira que vem sendo realizado com os alunos do ensino fundamental, e vem obtendo êxito desde a primeira série, onde eles iniciam o aprendizado de forma lúdica. No projeto, de acordo com a faixa etária, os alunos aprendem a lidar com o dinheiro de modo responsável e consciente, durante os 9 anos do ensino fundamental. Formidável, não acham? Alunos da 5ªsérie vão ao supermercado, conferem os produtos, assim como os preços, fazendo anotações e comparando o custo/benefício dos mesmos, orientados pelo professor eles tiram suas próprias conclusões.
Num mundo onde só ouvimos falar de crise, lidar com dinheiro tem sido um grande problema para a maioria das pessoas. A falta de habilidade financeira tem lavado famílias à dificuldades financeiras. Sem contar que muitos pais se dividem entre "dar tudo" aos filhos e ensiná-los o valor das coisas. Alguns pais acham que os pequenos não "entendem" e devem ser poupados dos problemas financeiros da família. Pude perceber que eles entendem e se tornam bastante conscientes depois de aprenderem o valor justo das coisas. E é com enorme prazer que eles voltam para casa e ensinam aos pais o que aprenderam na escola sobre o modo consciente de poupar e gastar o dinheiro.
Aprender a usar o dinheiro de forma planejada é um importante aprendizado para crianças de qualquer idade, independentemente da situação financeira da família, é um precioso legado que os pais podem deixar para os filhos. Espero que todos os colégios invistam na educação financeira dos nossos jovens. Mas quero lembrar que, não só as escolas são responsáveis pelo ensino do planejamento financeiro às crianças, os pais continuam a ser os melhores exemplos a serem seguidos pelos filhos, em todas as áreas da vida.

Lembrem-se de que: educar é investir no futuro. E se você é pai ou mãe recomendo o livro: Dinheiro Não Dá em Árvores. De conteúdo fácil, o livro é um instrumento que pode ajudar aos pais quando chega o momento de ensinar aos filhos sobre administração financeira. O livro oferece exercícios e exemplos concretos sobre tudo, desde como desenvolver um planejamento financeiro responsável até compreender as diferenças entre "querer" e "precisar" para jovens de todas as idades.

Autoria: Neale S. Godfrey, que é especialista no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário