quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festa Portuguesa em Cabo Frio

Em 2012, acontece a 8ª edição da Festa Portuguesa de Cabo Frio, o que faz da cidade um pedacinho de Portugal. Toda a cidade vai se enfeitar para comemorar a tradicional cultura portuguesa que, desde a sua origem, habita a região. Com a intenção de evidenciar a ligação entre a cultura brasileira e a portuguesa a festa terá início no dia 27 de setembro, sendo um evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e irá até o dia 30 de setembro. Esta edição que animará o fim de semana de cabofrienses e visitantes, contará com uma programação diversificada oferecendo eventos de gastronomia, apresentações de ranchos folclóricos e fanfarras, além de shows de MPB e a tradicional música de Portugal. Famílias originárias de imigrantes serão condecoradas por colaborarem para a colonização e crescimento econômico de Cabo Frio, por ajudarem a fazer essa bela festa e manter a tradição. Um festival literário no Charitas vai concentrar encontros e palestras  com grandes nomes da nossa literatura.
Artistas brasileiros e portugueses vão se revesar no palco, fazendo a animação do evento, enquanto a participação de vários restaurantes darão o sabor especial à festa servindo pratos e vinhos da culinária lusitana, que fazem o maior sucesso. Os restaurantes participantes do evento serão identificados por banners com a foto do prato oferecido, onde os fregueses poderão constatar que a rica gastronomia portuguesa ultrapassa os deliciosos pratos à base de bacalhau.
No Boulevard Canal, local de maior concentração da festa, é construída uma típica vila portuguesa, cujas casas servem como pequenos restaurantes. A Vila Portuguesa, um dos espaços de gastronomia e artesanato vai reunir lojinhas com artesanato e degustação de doces portugueses, petiscos, caldos, vinhos e cerveja.
O artesanato apresentado na Vila Portuguesa terá representantes do Projeto Empreender, Mulheres Empreendedoras, Amigas da Mama, CRAS, Projeto OMDA, 100% Artesão, Arte Sustentável, Artesanato de Cabo Frio e do G.I.O.S. - Grupo Integrado de Obras Sociais.
Além da Vila, barcos-adega ficarão atracados ao longo do Boulevard Canal e comercializarão petiscos diversos e bebidas em geral.
Diversão é o que não vai faltar em Cabo Frio neste fim de semana. Paralelamente à festa portuguesa acontece o XXVI Encontro Internacional de Corais da cidade que receberá nesta edição, corais internacionais vindos do Peru e Paraguai, além dos nacionais de Brasília, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Além disso, um outro evento gratuito, a quarta Maratona Fotográfica de Cabo Frio, que conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem em sua programação diversas atividades ligadas às artes visuais. O evento conta com oficinas, palestras, debates, projeções e ações educativas, além de ampliar as atividades com intervenções urbanas em diversos pontos da cidade.

Quem quiser saber mais informações entre no site: http://www.afestaportuguesa.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário