segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

A partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. E hoje, dia 29, celebramos o Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 29 de outubro de 1810.
O primeiro livro publicado no Brasil foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, passando antes pela censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional, em outubro de 1925. E é de Monteiro Lobato, fundador da primeira editora brasileira, a célebre frase: "Um país se faz com homens e livros".
Antes de Lobato todos os livros eram impressos em Portugal. Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada ao público infantil, tendo publicado durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados a esses leitores. Lobato tornou-se um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo.
A partir da frase de Lobato podemos fazer uma reflexão sobre a importância da leitura na vida das pessoas, e afirmar que ler é uma experiência fantástica, conforme o filósofo inglês Anthony Clifford Grayling: "ler é como voar!". Eu poderia ainda acrescentar que ler é como sonhar acordado, já que a leitura nos leva aos lugares nunca vistos e a situações nunca vividas.
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo, além de ajudar no processo de formação, é também uma poderosa ferramenta de conhecimento e inclusão social. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa e isso não se deve só aos livros didáticos. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.
O hábito de ler pode (e deve) ser criado na infância. Quando você lê para uma criança, além de aproveitar bons momentos, contribui para sua educação e seu desenvolvimento integral. A leitura funciona como um mediador da relação entre as crianças, os adultos e o mundo, e faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. Ao ler para as crianças, os pais estão despertando nelas não só o gosto pela leitura, mas estão dando a elas a chance de descobrirem um mundo encantado de fantasia, aprimorarem a linguagem e a comunicação com o mundo, além da oportunidade de experimentarem uma verdadeira experiência de aprendizado que elas levarão pela vida afora. E, apesar da sua importância pedagógica e psicológica, ler deve ser algo divertido e prazeroso, pois o livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias.
A leitura na mais tenra idade ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico, principalmente se os pais, ou os adultos que leem para os pequenos, permitirem que eles inventem novos finais para as histórias, o que será muito proveitoso para a sua vida escolar. Para que os livros tornem-se um companheiro da criança, ela deve ter a oportunidade de se relacionar com eles, observar suas ilustrações, brincar, tocar em suas páginas, que podem até ser de pano, de plástico, de papelão ou musicais... Estudos indicam, inclusive, que a leitura em voz alta na primeira infância melhora o desempenho escolar dos alunos.

O ideal é que os pais tenham, eles próprios, interesse pela leitura e permitam que seus filhos presenciem momentos em que eles leem, pois as crianças tendem a imitarem os hábitos dos pais. É mais fácil tornar-se leitor se vemos outras pessoas lendo e conversando sobre suas leituras. Porém, muitos pais não têm o hábito da leitura e acham que os filhos lerão na escola, quando os professores mandarem, mas como tudo na vida que é uma obrigação, deixa de ser prazeroso e atraente. Daí a importância dos pais estimularem os filhos a lerem antes de irem para a escola. Trocar ideias sobre livros lidos, partilhar sugestões e ler em voz alta pode aproximar pais e filhos, aprofundando laços de afeto e promovendo um mútuo conhecimento.
Mas como fazer com que as crianças adquiram o hábito de ler? Primeiramente, quanto mais cedo melhor. Colocando as crianças em contato com revistas, gibis, livros infantis com conteúdos adequados à idade delas e tudo o que estimule ou que desperte um novo conhecimento.
Visitar bibliotecas é sempre muito interessante e é uma forma de incentivar a leitura dos filhos. Vá com seu filho a uma biblioteca pública do seu bairro e o estimule a emprestar e devolver os livros que escolher.
Aproveite as feiras de livros para levar as crianças. Para elas as feiras literárias são lugares mágicos e misteriosos, que encantam crianças de todas as idades, pois lá se encontram os mais diversos tipos de livros e leituras. Pode ser também uma boa oportunidade para conhecer os autores e ilustradores. Uma boa dica também é frequentar rodas de leitura, ir à livrarias onde acontecem lançamentos de livros e tardes de autógrafos.
Acompanhe a vida escolar das crianças estimulando-as a fazerem um resumo dos textos lidos em sala de aula ou de livros que estejam lendo, peça a elas para contarem a história do livro. Esse hábitos simples ajudarão as crianças a descobrirem que ler é divertido, além de trazer infinitas descobertas.
Lembre-se: não basta ser pais, é preciso participar e ajudar às crianças a descobrirem o mundo, e a leitura é um importante ferramenta.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário