sábado, 20 de outubro de 2012

Pizza de liquidificador

Ela agrada à maioria das pessoas, e é uma das inúmeras receitas trazidas pelos imigrantes italianos para o nosso país. Estou falando da pizza, que de tão apreciada tem até um dia mundial de comemoração, o dia 10 de julho. Com as mais variadas coberturas, vai bem no lanche da garotada, nas festinhas infantis ou no happy hour. Mas em casa ela também faz sucesso, principalmente por ser uma receita fácil e rápida para o fim de semana. Essa receita é preparada no liquidificador, melhor ainda, não é? Experimente!



 Receita de Pizza de Liquidificador

Ingredientes da massa:

1 xícara (chá) de leite
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) cheia, de sal
1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó químico

 Recheio:
tomates em rodelas
mussarela ralada no ralo grosso ou em fatias finas
cebolas em rodelas
azeitonas sem caroço picadas
orégano desidratado

Preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Despeje em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro ou uma forma retangular de 24 cm x 35 cm untada com óleo ou azeite. Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até que a massa solte das laterais da forma. Retire a massa do forno e espalhe sobre ela os tomates, o queijo, a cebola, as azeitonas e o orégano.

Leve de volta ao forno por cerca de 15 minutos ou até que a mussarela derreta.

Dicas:
A mussarela ralada pode ser substituída por ricota amassada com o garfo temperada com um pouco de sal. Para fazer pizza calabresa, é só acrescentar rodelas de linguiça calabresa à cobertura.

Rendimento: 4 fatias




Curiosidade:

Dizem que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos, quando egípcios e gregos misturavam farinha e água e assavam em fornos quentes, servindo de alimentação para as pessoas mais humildes. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza. Era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”. Ela chegou à Itália e ganhou outros ingredientes, e ao ser trazida para o Brasil recebeu inúmeros recheios, surgindo os mais diferentes tipos de Pizza. Como tudo que chega aquí, nós abrasileiramos a receita, e ela é hoje, sem dúvida, apreciada de norte a sul do país. Até o jeito de comê-la se modificou, pois o uso do catchup sobre as fatias de pizza foi uma "invenção" nossa, já que os italianos dizem que "estraga a receita". Será? Eu adoro!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário