terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Dia Nacional da Consciência Negra"

Existe uma tendência no ser humano em ver o mundo através da sua cultura, fazendo com que ele seja propenso a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural, julgando tudo o que for diferente como errado, estranho e até mesmo inaceitável.
Desde que o mundo é mundo, a incompreensão e a intolerância em relação aos aspectos das outras culturas, incluindo raça, costumes e religião tem sido através dos tempos, a origem dos preconceitos e a causa de muitas discórdias. 
E ainda hoje, após séculos de guerras e conflitos, a discriminação racial, religiosa e cultural ainda persiste na maioria das sociedades. Agressões verbais, e até físicas, praticadas contra os estranhos que se arriscam em determinados bairros periféricos das grandes cidades é um dos exemplos.
Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico que se considera superior a outro. A esta tendência se dá o nome de Etnocentrismo, termo formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. É um conceito antropológico cujo significado é a valorização exagerada de um determinado grupo social em relação aos valores de outro. Feita a partir de um ponto de vista específico, essa avaliação é, por definição, preconceituosa.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes desrespeitosas, preconceituosas, radicais e xenófobas. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros, de respeitar as crenças e de aceitar que, não existe na verdade um povo superior ou inferior, mas sim com determinadas diferenças. Pertencemos à raça humana, e somos todos iguais. 

E hoje, 20 de novembro, "Dia Nacional da Consciência Negra", espero que seja um dia de reflexão e repúdio a todas as formas de preconceitos.
Muito embora no Brasil o racismo seja negado, a escolha desta data é uma forma de luta pela visibilidade do problema, mostrando o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. A data surgiu como alternativa para a comunidade negra brasileira, por ser mais significativa do que o dia 13 de maio, o "Dia da Abolição da Escravatura. Em um de seus poemas sobre a abolição da escravidão,  o poeta gaúcho Oliveira Silveira, refere-se a ela como: "Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão", devido ao fato da Lei Àurea ter relegado os negros à própria sorte, submetendo-os a um forte processo de segregação urbana, sem condições de sobrevivência e distantes da sua terra natal, enfrentando imensas dificuldades de ascensão social, o que ainda implica em desigualdade até os dias atuais.  

Em 1971 o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez. A idéia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado. O projeto do Dia Estadual da consciência negra originou a Lei de n.º 12056 de 12 de janeiro de 1993, onde estabelece que o Governo e a Assembléia legislativa promoverão atividades alusivas a esta data. Ficou instituído também que as comemorações nas escolas públicas estarão relacionadas a dedicação das atividades curriculares para abordagem de temas relativos a participação do negro na história do Brasil. Com toda certeza, só a educação poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista.

 
"E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz..."
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário