quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Arrumando as malas

Nada combina mais com férias e viagens do que o verão. Parece até que todos querem botar o pé na estrada e aproveitar ao máximo o que a estação tem de melhor. Não importa se a viagem é para uma cidadezinha perto de onde você mora ou para outro estado, se foi programada com antecedência ou de última hora. No momento de fazer as malas a dúvida é sempre a mesma, não é? o que levar? 

Algumas dicas poderá ajudar na arrumação das malas:
- Para não levar excesso de roupas, que não serão usadas, é preciso pensar em quantos dias irá ficar fora.
- Prefira levar roupas mais leves, pois ocupam menos espaço nas malas. Dê preferência aos tecidos que amassem pouco, isso evita ter que passá-las na viagem.
- Certifique-se das condições climáticas do seu destino, atualizando as informações pouco antes da partida.

Você pode acessar o site do INPE e ver a previsão do tempo: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/244

Se conhece alguém que mora lá, você pode perguntar, na véspera, como anda o tempo porque as previsões as vezes podem falhar, não é?
- Prepare uma listinha das roupas que pretende levar, pense nas possíveis combinações. Escolha  calçados que combinem com as produções.
- Escolha roupas versáteis, que possam ser usadas tanto de dia quanto à noite, e que combinem entre si. Tons pastéis ou neutros como o preto e o azul marinho não podem faltar na mala. E não se preocupe em repetir as roupas, afinal você está de férias e não vai esquentar com isso, não é?
- Não se esqueça dos acessórios, eles podem transformar um look básico em um mais chique, que pode ser usado à noite num jartar ou em uma saída com os amigos. Escolha acessórios que possam ser usados com mais de uma peça de roupa.
- Além da mala de roupas, é aconselhável levar uma bagagem de mão com produtos de higiene pessoal como shampoos, desodorantes, cremes, escova de dentes e pasta, maquiagem e cosméticos, que serão usados no dia-a-dia. Lembre-se de que não há necessidade de levar embalagens grandes de cremes, shampoos e condicionadores, pois ocupam muito espaço na bagagem. Em algumas lojas você pode encontrar um kit para viagem com vidrinhos e potes pequenos, próprios para transportar esses produtos. Mas se optar por levar as embalagens originais, acomode-os em sacos plásticos para evitar vazamentos. 
- Equipamentos eletrônicos, documentos, passagens e outros objetos de valor também devem ir a bagagem de mão.
- Lembre-se de levar o carregador de celular e outros carregadores. Você consegue se imaginar sem o celular para realizar ou receber uma ligação porque seu celular está descarregado?
- Leve sempre uma sacola para usar na volta, utilizando-a para colocar as roupas sujas, evitando assim, misturá-las com as limpas.
- Lembre-se de levar os remédios que está habituada a usar, ou mesmo a receita para comprá-los onde estiver.
- Personalize a sua mala com algum adesivo ou fita para que você possa identificá-la com maior facilidade. Coloque o seu nome e endereço por fora e por dentro da mala, isso facilita no caso de extravios.
- Prefira uma mala leve, com rodinhas, o que irá facilitar a locomoção.
 
Depois de tudo separadinho comece arrumando da seguinte forma:
 
- Acomode primeiramente os sapatos, no fundo da mala, embalados em saquinhos de TNT, evitando o cantato com as roupas. Escolha modelos que combinem com várias produções, e leve apenas um modelo formal e um mais informal. Leve uma bolsa que possa ser usada em várias ocasiões, e se quiser, leve apenas uma pequena para ser usada à noite.
 
- Por cima dos sapatos, coloque as peças mais grossas e pesadas. Ponha as calças dobradas no vinco e com as pernas para fora da mala, elas serão dobradas por cima de tudo no final. 
- Por cima das calças, arrume as bermudas, shorts e saias que amassem menos.
- Blusas devem ser dobradas da maneira tradicional das camisetas. As camisetas, depois de dobradas podem ser enroladas e colocadas nos vãos que ficam nos cantos da mala.
- Os vestidos devem ser dobrados o mínimo possível e colocados por cima das peças mais pesadas.
- Cangas de praia podem ir por cima de tudo, esticadas. Biquines podem ir em saquinhos arrumados nos lugares vagos entre as peças.
- A lingerie pode ir em um saquinho, o que irá facilitar na hora de procurá-las, como também pode ir nos cantinhos vagos da mala, preenchendo-os.
- Por cima de tudo, coloque as peças mais finas e as roupas de dormir.
- Depois de colocar tudo na mala, dobre as pernas das calças que ficaram para fora.
 
Espero que essas dicas possam ter ajudado. Mas se você quiser se aprimorar e aprender tudo sobre  os procedimentos típicos de uma viagem, seja em aeroportos, cruzeiros e nos hotéis, sugiro que leiam o livro  "Viajante Chic - Dicas de viagem por Gloria Kalil"  Editora Agir.
O livro traz o "passo a passo" sobre o planejamento, a escolha da companhia, além de observações sobre o dia a dia de uma viagem. Ensina como escolher os passeios, restaurantes e como fazer as melhores compras. No último capítulo ("De Malas Prontas"), ela disponibiliza diversas listas com o que deve ter em sua mala de viagem de acordo com a situação ou o seu perfil (praia, inverno, campo, com crianças, homem, mulher).
 
Imperdível para aqueles que adoram viajar, assim como eu.
Bon voyage!
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário