quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A importância do acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos

Logo após o carnaval, as aulas recomeçaram, e desta vez pra valer. Sem dúvida, acompanhar os estudos dos filhos contribui para que eles aprendam mais e melhor. Portanto, criar estratégias para ajudar os filhos na vida escolar, é uma tarefa atribuida aos pais.
Algumas crianças têm interesse natural pelos estudos, porém, outras que têm preguiça e não entendem bem o motivo de "terem que estudar". Cabe aos pais incentivarem os filhos a gostar dos estudos e a ajudá-los nas dificuldades que surgirem. O acompanhamento de perto faz com que os pais possam identificar os problemas que devem ser levados à escola, além de ajudar os professores na cobrança das tarefas atribuidas às crianças. Não adianta estudar somente perto das provas, a melhor forma de aprender é fixando a matéria assim que ela seja dada, isto é diariamente.
Criar o hábito de estudar com as crianças a princípio pode parecer complicado e desnecessário, mas a longo prazo os pais verão os resultados significativos no aprendizado dos filhos. Mesmo que as crianças resistam no início, com o tempo o hábito de estudar irá se tornar prazeroso.
Uma das estratégias que mais trazem resultado é a de fazer com que as crianças estudem logo que chegarem do colégio. Se estudarem de manhã, logo após o almoço e um pequeno descanso, elas podem fazer o dever de casa, pois tudo o que foi ensinado na escola ainda estará fresco em suas memórias.
Desta forma ela ficará condicionada a estudar sempre que chega da escola, criando uma rotina diária. Os pais devem procurar não fazer a tarefa com ela, mas é bom dizer que se ela tiver qualquer dúvida eles estarão por perto para ajudá-la.
Outra dica importante: mesmo que os pais fiquem impacientes ao verem os filhos realizando os trabalhos de forma lenta, ou terem dificuldades para realizá-las, é aconselhável explicar o que deve ser feito sem interferir ou fazer os deveres dos filhos. É bom lembrar que as crianças e os jovens gostam de saber que os pais valorizam o esforço que eles fazem para estudar e aprenderem, fazer as tarefas pelos filhos fará com que eles se sintam incapazes de aprender e resolver as dificuldades. Ter paciência na hora de ensinar os deveres escolares também é fundamental. Não adianta perder a cabeça, se irritar ou  fazê-las sentir-se incapazes, pois o resultado será muito negativo, fazendo com que a criança associe os estudos à cobrança e castigo. Os elogios também devem fazer parte da rotina toda vez que a criança se sair bem em alguma matéria ou dever.
 
Apesar de todo o esforço dos professores, os resultados positivos no desempenho escolar começa com o hábito de estudar também em casa, além de fazer as lições. Incentivar as crianças a lerem um livro, uma revista ou um jornal também é necessário para que eles adquiram vocabulário e o hábito da leitura. Se elas forem pequenas, os pais podem ler para elas, ou contar histórias.
Incentivar os filhos a estudar é importante, além de mostrar a eles que, quanto mais estudarem, maiores serão as chances profissionais e pessoais no futuro. Não adianta pensar que só é preciso estudar para passar no vestibular, mais importante ainda é a bagagem cultural que a criança tiver ao chegar na faculdade, é isso que fará toda a diferença.
 
Organizar o tempo em casa também é importante, estipulando um horário para brincar, jogar, ver televisão, usar a internet, e principalmente para estudar.
Os pais também podem mostrar aos filhos alguns sites educativos, que vão ajudá-los nos estudos. Entre eles estão: www.pensaeduc.blogspot.com com sugestões de links educativos.
http://educacao.uol.com.br neste site é possível acessar uma biblioteca virtual, consultar dicionário on-line, acessar biografias, além de outros dados para pesquisas escolares.
Outro site interessante é o www.globo.com no canal da educação, se encontram informações sobre o vestibular, além do acesso ao blog do professor Sérgio Nogueira (do Soletrando) com dicas para não errar no português.
É bom que os pais criem um espaço para um bate-papo com os filhos, seja na hora do jantar ou nos fins de semana, priorizando os momentos em família, e procurando conhecer as ideias e os gostos dos filhos, mostrando o quanto se importam com eles. Mostrar-se sempre presente é fundamental. Com certeza, se algum dia eles precisarem saberão com quem contar.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário