quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cinema, a sétima arte

Eu adoro cinema e nunca perco a cerimônia do Oscar. Este ano a cerimônia de entrega do maior prêmio do cinema acontece no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles. O Oscar 2013 tem como principal concorrente o filme "Lincoln", de Steven Spielberg, que disputa em 12 categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator, para Daniel Day-Lewis. Em seguida, vem "As aventuras de Pi", de Ang Lee, disputando com 11 categorias.

É uma pena que o longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, "O palhaço", de Selton Mello, tenha ficado fora da disputa, pois é um ótimo filme e poderia muito bem nos representar.

Falando em Oscar, você sabe por que o cinema é conhecido como a sétima arte? Sendo assim, quais seriam as outras seis?

É que na Antigüidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. No século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloqüência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte". E apesar de todas as polêmicas e contestações, o Oscar é considerado o maior prêmio atribuído aos que fazem cinema. Instituído há pouco mais de oito décadas, o Academy Awards (Prêmio da Academia), continua a definir as tendências que o mercado cinematográfico mundial e, em especial, o norte-americano, deve seguir.

Para os que gostam de cinema a cerimônia de entrega do prêmio é emocionante, porém muitas vezes gera polêmica, porque nem sempre o que os críticos acham se encontra de acordo com aquilo que pensamos a respeito dos filmes premiados, mas é assim mesmo. Nosso olhar de leigo não atribue aos filmes todos os itens  considerados importantes para os críticos de cinema. Mas assim mesmo vale a pena torcer, e até discordar, não acham?
Então, não percam a cerimônia. O prêmio símbolo da Academia é uma pequena estatueta de trinta e cinco centímetros de altura, pesando quase quatro quilogramas, idealizada por Cedric Gibbons, diretor de arte, e pelo escultor George Stanley, conservando o mesmo formato desde a sua criação, e apenas em 2010 estatueta foi reforçada na composição com ouro de dezoito quilates. O valor real da estatueta não ultrapassa aos duzentos dólares, mas o seu valor histórico e simbólico não tem preço.
Este ano o Oscar comemora a sua 85ª edição. Os filmes que concorrerão ao prêmio, estão em cartaz nos cinemas da cidade. Vale a pena assistir!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário