sábado, 2 de fevereiro de 2013

Professor não é "tio"

Em certa ocasião tive a oportunidade de assistir ao primeiro dia de aula de uma professora que acabara de entrar em um colégio. Era uma turma do 3ºano do ensino fundamental, e a apresentação dela foi mais ou menos assim:

Bom dia, meu nome é fulana... Serei a professora de inglês de vocês a partir deste ano. Quero esclarecer que estarei à disposição de todos para o que precisarem, mas quero deixar logo claro que: em primeiro lugar não sou a tia de vocês, podem me chamar de (fulana...) , pois não sou irmã da mãe de ninguém aqui na sala. Durante as minhas aulas não quero conversas, a não ser para falar da matéria. Qualquer dúvida perguntem a mim, estou aqui para explicar. Não quero gracinhas, nem brincadeiras em sala enquanto eu explico porque atrapalha os que querem aprender. Não se assustem, não sou nenhum bicho-papão, só quero que vocês tenham um bom aproveitamento do que irei ensinar. Quando vocês se acostumarem comigo, logo irão ver que é melhor assim, pois nossa relação é de professor e aluno, logo, estou aqui para ensinar. Respeitarei a todos e peço que me respeitem, assim como peço também que respeitem aos seus colegas. Espero que todos tenham entendido. Então vamos começar!
Today, I will teach the verbe to be in the future...
Poderia até ser ficção, mas foi real. Esta professora continua no colégio até hoje. É querida e respeitada pelos alunos, e nunca as aulas foram tão interessantes para os alunos, como as de inglês.
 
Refletindo...
 
Ao chamarem as professoras de "tios", as pessoas imputam a eles essa função, o que pressupõe intimidade, imbutindo também a ideia de complacência com os possíveis comportamentos inadequados de alguns alunos em sala de aula. Visto que as "tias" serão boazinhas e fáceis de manipular. Como em qualquer profissão, o professor precisa ter habilidade e competência comprovada para exercê-la, e entre elas não estão as atribuições de "tia". Portanto, o professor está lá para ensinar a matéria. Educar é com os pais, e isso significa ensinar a respeitar os mais velhos, sejam os tios (Irmãos dos pais), os avós, os idosos, o porteiro, e todos ao redor, inclusive os colegas de turma. Ensinar as crianças a conviverem entre si, evitando o bullyng e o uso da força para resolver as questões.


Educação e disciplina devem vir de casa, assim como os exemplos. Professor merece respeito. 
 
 
 
 
                                                        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário