segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

QR code, a novidade em pontos turísticos cariocas

 
Mosaico do QR code no Arpoador
Se você é um dos que pretendem vir ao Rio de Janeiro para o carnaval, saiba que a cidade é um destinos preferidos, tanto pelos turistas brasileiros, quanto pelos estrangeiros. E prepare-se, pois a Cidade Maravilha, como também é conhecida, já está em ritmo de festa.
Desde o final de janeiro, centenas de blocos desfilam pelas ruas  levando milhares de foliões a anteciparem o que os espera no carnaval deste ano, quando irão desfilar quase 500 blocos mostrando a irreverência do carioca.
Além de samba, descontração e alegria, os turistas que vierem à cidade, também poderão contar com uma novidade que irá ajudá-los a obter mais informações sobre os pontos turísticos. Trata-se do QR code, um código de barras bidimensionais, que pode ser lido por telefones celulares e tablets. Por exemplo: na praia do Arpoador, saberão que ela também é conhecida como a praia dos surfistas, por contar com ondas grandes, o que propicia a prática do esporte. É que ela foi a primeira a receber a novidade em dois de seus pontos. Uma terceira placa também foi instalada no Mirante do Leblon. Outros trinta pontos turísticos também irão ganhar o Qr code ao longo do ano. 
Arcos da Lapa
A novidade que já está presente em monumentos de Portugal, conta com desenhos, de última geração, feitos em pedra portuguesa, misturando tecnologia e tradição.


Pedra do Arpoador
Para usar a nova tecnologia, o turista só precisa baixar um aplicativo de graça no celular antes de fazer a leitura do código, depois é só apontar o aparelho para o mosaico na calçada,  a gravura será copiada e o código identificado. Pela internet, o usuário é direcionado a um site, com informações sobre o lugar. Os próximos locais a receberem o QR code, serão os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, as praças Paris e Tiradentes, e também a Vista Chinesa.


Teatro Municipal
Aos que estão de malas prontas para virem a Rio, fica ai essa dica. Lembrando que a cidade possui lindos pontos turísticos, e nem todos são caros ou precisam de carro para serem visitados. Para ir a alguns locais como, o centro da cidade inclusive a Lapa, e pontos da Zona Sul, o turista pode contar o metrô, ou ainda, ir de ônibus. Alguns cuidados devem ser tomados, é claro, como em qualquer lugar do mundo. Na recepção do próprio hotel o turista pode obter informações sobre segurança e pontos que devem ser visitados. É bom consultar sites com informações sobre a cidade para saberem aonde ir, assim como a melhor forma de chegar lá. Ajuda também obter um mapa, e ir assinalando os lugares a serem visitados. Se tiverem tempo, é aconselhável obter informações sobre os locais antes de irem até lá.
Até março, a Pedra do Leme, praia de São Conrado (próximo ao clube do vôo livre), mirante do Leblon e praia do Pepê, na Barra da Tijuca, também terão os mosaicos, que é uma iniciativa da prefeitura do Rio. Mas por enquanto, o projeto só está disponível em três locais, não se esqueçam.
Além dos principais pontos turísticos, o visitante ainda pode conhecer algumas cidades vizinhas que ficam a poucos quilômetros do Rio. Petrópolis, a Cidade Imperial, é uma delas. Teresópolis, Friburgo, que são cidades serranas muito bonitas e de fácil acesso, mesmo de ônibus, merecem ser visitadas. Outros lugares imperdíveis são Angra dos Reis, Paraty, e Penedo, com recantos incríveis.
Quanto as praias, só falando como o velho Tim Maia "...do Leme ao pontal, não há nada igual..."
Aproveitem para curtirem a Cidade Maravilhosa, protejam-se do sol, que pelo visto, só vai dar as caras no carnaval. Em homenagem a vocês turistas...

A minha cidade os espera de braços abertos! Sejam bem-vindos! Bom carnaval!         

Cristo Redentor braços abertos sobre a Guanabara...


 
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário