segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Escolhas e recomeço

A vida é uma sucessão de escolhas, muito embora isso seja imperceptível aos olhos daqueles que atribuem tudo ao destino. Do nascimento à morte, estamos constantemente escolhendo, semeando tudo aquilo que iremos colher no futuro. Porém, na maioria das vezes tentamos nos furtar a essa evidência, delegando aos outros a responsabilidade pelas nossos erros, ou pela nossa insatisfação.
Ao optarmos por determinadas coisas, nós o fizemos por acreditar que era o melhor naquele momento, que era o caminho mais certo, ou pelo menos a escolha possível em determinadas situações mais complexas. É claro que na vida existem vários caminhos, e quando fazemos uma escolha, temos que deixar de lado uma outra opção. Portanto, toda opção gera uma perda, não podemos ter tudo. Por outro lado, é bom que tenhamos a consciência de que temos toda a responsabilidade sobre o que escolhemos para que possamos levar adiante nossos projetos de vida, sejam eles quais forem. Mas nada nos impede de voltarmos atrás e tomar um outro caminho sempre que acharmos que não obtivemos o resultado esperado, ou que não estamos felizes.
Seja nos relacionamentos, na profissão, ou em nosso estilo de vida, acredito que nós temos aquilo que escolhemos, ou "colhemos" o que plantamos. Sendo assim, somos as somas das nossas decisões. Porém, já ouvi algumas pessoas dizerem que não tinham outra saida, ou que as coisas simplesmente "aconteceram", sem que elas se dessem conta disso. Mas será que "não escolher" também não é uma escolha?
De opção em opção criamos o que chamamos de "nossas vidas", ou o que também poderíamos chamar de "nossas escolhas"... Desta forma, acredito também que somos nós os responsáveis pela nossa felicidade. E, por isso, se for preciso, devemos mudar os rumos da nossa vida para encontrá-la... Recomeçando quantas vezes for preciso.
 
Portanto:

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes?
É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno...
Coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

Carlos Drummond de Andrade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário