quinta-feira, 28 de março de 2013

Bacalhau a Gomes de Sá

Nestas útimas semanas tenho publicado várias receitas com sugestões para o feriado que se aproxima. Espero que não cometamos o pecado da gula, mas esta semana é recheada de tentações... e também de tradições.
Seguindo a tradição cristã, a maioria das pessoas não consome carne na Semana Santa, dando preferência aos frutos do mar. O bacalhau nesta ocasião, costuma fazer parte do cardápio, por agradar à maioria das pessoas. Cada uma delas tem a sua receita preferida, e não é pra menos, já que ele é versátil podendo ser feito de diversas maneiras sem perder o seu inigualável sabor. A tradição de fazer pratos com esse alimento foi herdada dos portugueses, devido à colonização. Aqui no Blog já publiquei algumas receitas com ele, inclusive a do bolinho de bacalhau, que é paixão nacional.

Para a Semana Santa, escolhi essa receita que irá agradar a todos, com certeza. E o melhor, para acompanhá-la basta fazer um arroz branco, ou uma salada verde.



Bacalhau a Gomes de Sá

Ingredientes:

1 k de bacalhau em postas (já dessalgado)
8 cebolas fatiadas
8 dentes de alho fatiados
1 1/2k de batatas cozidas e cortadas em quatro partes
6 ovos cozidos
1 pitada de pimenta do reino
Azeitonas pretas
Azeite extra virgem
Brócolis

Preparo:
Depois de dessalgar o bacalhau deixando-o de molho por umas 12 horas, e trocando a água várias vezes, escalde as postas durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas não muito pequenas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
Depois disso, escorra bem o leite, tempere as lascas com azeite, sal e pimenta do reino, deixe marinando alguns minutos.
Aproveite a água em que o bacalhau foi escaldado e cozinhe as batatas sem deixá-las muito moles. Coloque o bacalhau, cuidadosamente, para dourar numa frigideira. Doure dos dois lados, e coloque num pirex, ou travessa que vá ao forno. Leve-o para dourar em forno quente por uns 10 minutos.
Enquanto isso, prepare os acompanhamentos: numa frigideira com azeite passe as batatas pré-cozidas até dar cor, junte as cebolas e as azeitonas pretas, acerte o sal e a pimenta, regue azeite.
Na travessa em que o bacalhau foi ao forno, intercale as lascas com as batatas refogadas no azeite e as cebolas, enfeite com os ovos cozidos, cortados ao meio, alho frito e buquês de brócolis cozido.
Acompanhado de um bom vinho fica perfeito!

(Serve 6 pessoas)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário