sábado, 2 de março de 2013

"Alma Gêmea"


Numa conversa recente com um amigo, veio à tona um assunto um pouco polêmico, e que pode parecer até um pouco fantasioso para algumas pessoas: a existência de "almas gêmeas". Meu amigo achava que elas existem, e eu também, mas só que com um detalhe; acredito que é preciso ter merecimento para encontrá-las.

Eu acredito que tudo no mundo é energia, e é ela a responsável por aquilo o que atraimos, e pelas qualidades dos relacionamentos. Acreditamos que as almas gêmeas são seres "perfeitos". Sendo assim, teríamos que ser também perfeitos, para  alcançarmos o "merecimento" para atraí-las para nosso convívio.

No princípio de qualquer relacionamento acontece primeiramente uma atração irresistível que nos leva a crer que encontramos a pessoa dos nossos sonhos. E enquanto estamos apaixonados, fantasiamos o outro vendo só aquilo que nos interessa, ou o que queremos ver. Ficamos "cegos", como dizem, mas isso só acontece porque queremos tanto achar a "pessoa certa", que só vemos no outro as qualidades que ele faz questão de nos mostrar. Ficamos tão "encantados", que não queremos ver mais nada, tudo o estamos vendo já é o bastante.

Com o tempo, vamos descobrindo aos poucos as falhas daquela pessoa, e muitas vezes acreditamos que fomos "enganados". Mas, se observarmos mais a fundo, veremos que o outro tem todas as qualidades, e também, é claro, os mesmos defeitos que nós possuimos. Ou seja, atraimos o semelhante.

Não sei se já ouviram falar que os "semelhantes" se atraem, e é a mais pura verdade. Simples assim, se queremos encontrar alguém "perfeito", teremos que corrigir em nós tudo aquilo que "não" queremos encontrar no outro.
Nossa maneira de agir e de pensar criam um campo vibratório, uma energia que emanamos sem sentir, ela tem o poder de atrair para nossas vidas tudo o que é correspondente à energia emitida. Por exemplo: se a pessoa gosta de criticar os outros, se é intolerante, impaciente e autoritário, encontrará nos relacionamentos, sejam eles quais forem, a mesma tendência, refletindo o que também possui, mas não quer ver. Podemos constatar isso em nossas relações de amizade, no nosso ambiente de trabalho, ou no trato com os vizinhos. Mas é no relacionamento amoroso que podemos melhor entender a proporção disso, e muitas vezes até dizemos no início: "nossa, como somos parecidos!" O que a princípio nos surpreende e nos faz acreditar que tudo vai dar certo, pois aquela pessoa é igual a nós. Isso, nada mais é do que uma forma de Narcizismo, pois estamos "nos vendo" no outro, que nada mais é do que o nosso reflexo, ou o "nosso espelho".

A energia funciona assim: nos traz tudo aquilo que possuimos em nós. Podemos observar isso nos ambientes calmos, nos quais todas as pessoas são parecidas, por emanarem essa energia. Por outro lado também acontece coisa semelhante nos ambientes conturbados, ou de maledicência, as pessoas emanam uma energia de desarmonia e discórdia. Algumas pessoas até conseguem "sentir" e afirmar que o ambiente está "pesado", isso porque a energia pode ser sentida.

Quando duas pessoas se encontram e iniciam um relacionamento amoroso, devem levar em conta que os "defeitos do outro" precisam ser trabalhados em ambos, já que eles são muito parecidos, e por vezes iguais na intensidade. Por exemplo: se a pessoa é muito crítica, deve desenvolver a tolerância, se é autoritário, precisa aprender a aceitar o jeito de ser do outro, e a não impor as suas vontades a ela. O impaciente, precisa exercitar a calma, e perdoar os deslizes do outro. Entender as diferenças e aceitá-las, é muito difícil, e na maioria das vezes faz com que muitas pessoas desistam do relacionamento. Mas, enquanto a pessoa não desenvolver em si própria as qualidades desejadas na outra pessoa, ficará repetindo as mesmas experiências, e tendo os mesmo resultados, ou seja, o fracasso nos relacionamentos.
Embora estejamos todos aqui só de passagem, a escola da vida não dá férias, e a vida usa de todos os artifícios para nos ensinar aquilo o que precisamos aprender, e os relacionamentos servem para isso: nos ensinar.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. Portanto, se quisermos encontrar a nossa "alma gêmea" devemos primeiro "cultivar" em nós tudo aquilo que queremos encontrar na pessoa amada.

Não se esqueça: a vida é um espelho e reflete tudo aquilo o que possuimos em nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário