sábado, 20 de abril de 2013

Torta de Maçã

A maçã é uma das frutas mais conhecidas e cultivadas do mundo. Consumidas in natura, têm a fama de prevenir doenças, dando origem a um velho ditado inglês: "An aplle a day keeps the doctor away", ou seja: uma maçã por dia mantém o médico afastado, o que tem sido confirmado por recentes pesquisas.
Com alto valor nutritivo, a maçã possui vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo, além da pectina que ajuda a reduzir o colesterol. Possui também propriedades antioxidantes e muita fibra que ajudam no trato intestinal. É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica), muito apreciada pelos brasileiros. As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil. Seu cultivo é realizado em lugares de clima frio, ou temperado, como nas regiões do Sul do Brasil. Entre as diversas propriedades da maçã, inclui-se também o seu poder de assegurar um sono tranquilo e relaxante, para isso, deve-se tomar um chá feito com as suas cascas, e adoçado com mel, 30 minutos antes de dormir.
Em alguns países as tortas de maçã fazem parte da tradição. Existem diversas receitas de torta, que vão sendo passadas de geração em geração, mas esta é muito simples e saborosa. Que tal experimentar essa delicia? 


Torta de Maçã

Recheio:

1 ¼ xícara (chá) de açúcar

1 colher (sobremesa) de Maizena

1 xícara + 2/4 de xícara de água

1 maçã verde sem sementes cortada em cubos pequenos

20 biscoitos sabor aveia e mel esfarelados
 
100g de amêndoas em fatias finas (ou trituradas)

Massa:
1 xícara + 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó

½ xícara (chá) de açúcar

100g de manteiga em cubos gelada

2 gemas

½ colher (chá) de canela em pó

2 colheres (sopa) de manteiga cortada em pedaços

Massa:
Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar, a manteiga e as gemas até ficar uniforme. Reserve.

Recheio:
Coloque numa panela o açúcar, a Maizena, a água, e a maçã verde. Misture e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Adicione os biscoitos, misture e deixe no fogo até o biscoito dissolver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture a metade das amêndoas, reservando para jogar por cima da torta.

Montagem:
Divida a massa em duas partes. Com a primeira parte da massa, forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo falso (21cm de diâmetro). Coloque o recheio, polvilhe com canela em pó e distribua duas colheres de manteiga cortada em pedaços. Abra o restante da massa entre dois sacos plásticos esticando-a para ficar fina (use o rolo, ou uma garrafa). Cubra a torta com a massa. Jogue por cima o restante das amêndoas. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno médio por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e sirva em seguida.
Dica: Essa torta pode ser servida com uma bola de sorvete, fica uma delícia!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário