sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia 31 de maio Dia mundial sem Tabaco


O 31 de maio foi escolhido para ser o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Mas engana-se quem pensa que fumar faz mal somente aos fumantes, a fumaça liberada por quem fuma é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um fato alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumantes passivos.

Embora seja a substância mais conhecida, a nicotina não é a única responsável pelos efeitos nocivos do cigarro, ainda que seja ela a principal causadora do vício. Segundo estudos, isso ocorre porque ela consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. Porém, ela não é a única vilã, mais de 5 mil substâncias foram identificadas na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros.

Seria impossível enumerar aqui todos os componentes do tabaco, só para citar alguns:

Alcatrão, benzeno, polônio: um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. Metais tóxicos como: arsênio, acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. E um conhecido por todos, o monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco.
 
Pesquisas apontam que o tabagismo causa mais de 50 tipos de doenças, além de ser o responsável por:

200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora)
25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio
45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos
85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica)
90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos)
25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral)
30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

Como se não bastasse, as doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
 

As campanhas contra o tabaco tem o objetivo de conscientizar as pessoas para os riscos relacionados ao seu consumo, e principalmente, ajudar aos que desejam abandonar o vício, mas também de alertar os jovens sobre os perigos e consequências do hábito de fumar. 
A melhor opção é nunca começar a fumar. Porém, nunca é tarde para abandonar o vício, os benefícios são visíveis a curto prazo, segundo os médicos.
 
Quem já é fumante e deseja parar, pode contar com alguns programas de auxílio anti-tabagismo:

www.inca.gov.br

www.accamargo.org.br

www.euqueroparar.com.br

www.queroparardefumar.com.br

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário