quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hoje é dia de Nhoque de batata e queijo

Quem gosta de nhoque pode aproveitar o dia de hoje para saboreá-lo, e de quebra dar uma forcinha para a sorte.

Para os que acreditam em simpatia, existe uma que deve ser feita hoje, dia 29, e que, segundo adeptos, atrai prosperidade.  Portanto, é uma ótima ocasião não só para satisfazer a vontade, mas também para fazer pedidos. Vai que...

Funciona assim: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Em pé, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for fazer a simpatia novamente. Depois de tudo isso é só saborear o restante do prato! Como toda simpatia, é preciso acreditar.

Essa tradição teve origem em uma lenda, que conta que num dia 29, São Pantaleão, vestido de frade andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. O único alimento que tinham para oferecer era nhoque, sete nhoques para cada um. Depois de comer, o frade agradeceu a acolhida e se foi. Surpresos, ao retirar os pratos da mesa, o casal descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Desde então, acredita-se que comer nhoque todo dia 29 traz fortuna.

São muitos os restaurantes que seguem o ritual, o que tem levado
grupos de amigos a se encontrarem, dando força para que a tradição continue. É claro que para toda superstição há os incrédulos, nesse caso, aqueles que garantem que o costume de comer nhoque todo dia 29 nasceu na América do Sul, como estratégia de restaurantes que precisavam aumentar a clientela.  Bem, pelo menos tem dado sorte aos donos dos estabelecimentos, não é? De qualquer maneira, vale a pena arriscar.

Relatos contam que o nhoque existe desde os antigos gregos e romanos. Na Itália, chamaram-no primeiramente de macarrão. Na Idade Média, porém, já era conhecido com o nome atual. Em português: nhoque. Em italiano: gnocchi. 
 
Existem diversas receitas de nhoque. Algumas levam batata inglesa, ou mandioca, podem ser coloridos com espinafre, abóbora, cada pessoa tem a sua preferida. Esta receita de nhoque de batata com queijo é a que eu mais gosto.
 
Nhoque rápido de batata e queijo

Ingredientes

1 Kg de batatas
1 ovo, 1 colher (sopa) de pó de açafrão
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
12 colheres de farinha de trigo

Modo de preparo

Lave as batatas, fure-as com um garfo, e embrulhe-as em papel-manteiga. Cozinhe-as no microondas na potência normal por 16 minutos. Deixe esfriar, retire a casca e passe no espremedor. Em uma tigela, misture a batata, o ovo, o açafrão, o queijo, o sal e a farinha. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Com as mãos enfarinhadas, faça rolinhos e corte os nhoques. Cozinhe-os em porções em água abundante com sal até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os em uma travessa. Sirva com o molho de sua preferência.

Dica: As batata cozidas no microondas ficam mais secas, facilitando na hora de acrescentar os outros ingredientes. Mas, não há restrições em cozinhá-las da maneira tradicional, basta escorrer bem.

Rendimento: 6 porções


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário