sábado, 18 de maio de 2013

Vamos ao museu?


Hoje, dia 18 de maio, se comemora o Dia Internacional de Museus, e nada mais justo do que uma data específica para lembrá-lo, afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.
A data é comemorada no mundo inteiro, foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.
Os museus nos remetem ao passado através da preservação de objetos, de documentos históricos, e obras de arte. Sua função é levar adiante, de preferência para outras gerações, não só a aparência física dessas coisas, mas também suas histórias e as memórias a elas associadas... e em decorrência disso, nos ajudar a entender o processo evolutivo do ser humano. Visitar um museu é, portanto, voltar no tempo, aprender nossa história e valorizar o conhecimento humano.
 
Alguns museus são muito conhecidos. O Museu do Louvre, criado em 1793 em Paris, na França, é considerado um dos museus mais famosos do mundo por abrigar obras importantes como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a escultura Vênus de Milo. O Museu Nacional do Prado (1819), em Madri, considerado o mais importante da Espanha e que possui um acervo valioso de pintura e escultura. O Museu D'Orsay, em Paris, possui obras de Van Gogh, Monet, entre outros famosos pintores. A Casa Azul – Museu Frida Kahlo na Cidade do México e muitos outros, também fazem parte da lista dos maiores e mais bonitos museus do mundo.
 
No mundo existem milhares de museus, entre eles: os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os ecomuseus. Alguns museus concentram-se em um assunto particular como: museu do telefone, do rádio, do automóvel e muito mais! E como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos também, os museus virtuais, como o Museu da Língua Portuguesa, que usa recursos como projeção de imagens para transmitir a informação sobre o “acervo” (no caso, a própria língua portuguesa).

Este ano a Semana Nacional de Museus tem como tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, e está na sua 11ª edição. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e conta com a participação de instituições de todo o País. Este ano 1.252 delas estão participando, em 535 municípios de todo o País, onde o público poderá ver centenas de exposições, participar de palestras, oficinas, seminários e ações educativas.

A programação se estenderá até amanhã dia 19/05, todas com entrada franca. No Rio de Janeiro 12 instituições programaram eventos especiais que abrangem visitas guiadas, exposições, seminários, mesas-redondas e espetáculos teatrais e musicais.
 
 
Esta é uma ótima oportunidade para os cariocas conhecerem o mais novo museu do Rio de Janeiro, o MAR inaugurado em março deste ano, e conferir de perto a exposição “Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção”, que conta com aproximadamente 400 obras que retratam a cidade ao longo de mais de quatro séculos. Além de poderem ver outras três exposições distribuidas pelos andares do museu, o visitante terá entrada gratuita durante a comemoração.

Um programão para toda a família, não percam!

No site do Ibram é possível conferir a programação completa prevista em todas as unidades participantes.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário