quinta-feira, 13 de junho de 2013

13 de junho "Dia do Turista"

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
              (AMYR KLINK) 
 
Concordo plenamente com o texto escrito por Amyr Klink em seu livro Mar Sem Fim. Acho que viajar não é somente ir a algum lugar, mas estar disposto a "conhecer", descobrir e explorar tudo o que ele possa oferecer. E isto exige que estejamos despojados de qualquer preconceito, para que possamos nos inteirar da história, entender os costumes, conhecer pessoas, experimentar os sabores, sentir o aroma, a brisa, para observar as cores e os sons. Enfim, viajar é se encher do "novo", para que ao regressar, possamos trazer na bagagem não só as lembranças, mas as sensações daquele lugar.

Hoje é o Dia do Turista, a data da celebração, entre outros objetivos, visa promover o turismo no Brasil e estimular investimentos neste setor.

Como eu adoro viajar, me sinto homenageada. E quando não estou viajando, fico fascinada ao ver nos filmes cidades que eu ainda não conheço, observo cada detalhe... Em outras ocasiões, sinto saudade, e as sensações da viagem, ao rever os lugares que conheci, e por onde passei... E muitas vezes me transporto ao ler histórias como Comer, Rezar, Amar, ou O Código da Vinci, que relatam os cenários dos acontecimentos. Estou sempre pensando na próxima viagem...

E como diria José Saramago: "O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se virá no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem, sempre..."

Acho que minha alma é de turista... , é a sua?



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário