terça-feira, 25 de junho de 2013

Milho, um alimento super saudável

O mês de junho é esperado com muita ansiedade em várias regiões do país, por ser o período das festas em homenagem aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Geralmente as festividades se estendem até o mês de julho em muitas capitais e, embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas juninas ganham uma grande expressão, não só pelo sentido religioso, mas também em decorrência do movimento turístico em torno do evento.
Essas festas têm como objetivo, não só homenagear os três santos, mas também de agradecer pela chuva, tão esperada pelos nordestinos que sofrem com os períodos de seca.
As festas juninas são tradicionais pela animação e pela variedade de comidas típicas, feitas principalmente com o milho, por ser a época da colheita. Grande parte dos doces, bolos e salgados, preparados para as festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho, são apenas algumas das receitas preparadas com o cereal. 
Nessa ocasião, quem gosta de milho tem a oportunidade de  saborear os pratos típicos, mas também é aconselhável incorporá-lo à alimentação o ano inteiro, devido aos benefícios para a nossa saúde. Seja in natura, em conserva, ou congelado, pois ele não sofre alterações em suas propriedades. Mas é importante prestar atenção ao milho em conserva pela sua elevada taxa de sódio.

Além do alto teor de carboidratos, o milho tem boa quantidade de proteína. É rico em fibras, vitaminas A, E, C, do complexo B e sais minerais, como potássio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, enxofre, magnésio e manganês, que dão uma excelente contribuição ao organismo. 

Estudos comprovaram que o milho reduz o colesterol LDL e protege contra doenças cardíacas, diabetes e hipertensão. É um alimento essencial para a produção de energia, para o funcionamento do sistema nervoso, do intestino e contribui para aumentar a resistência do organismo a infecções, além de ser fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, aumentam a saciedade e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, agindo no controle do colesterol.
Entre os benefícios, a vitamina E presente no milho auxilia na manutenção do sistema reprodutor, sistema nervoso e musculatura. Além disso, é antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, e anticoagulante. Os antioxidantes são extremamente importantes para a boa saúde pois também ajudam na prevenção de doenças como o câncer e Alzheimer, além de evitar a perda da visão relacionada à idade. 
 
Agora ninguém tem desculpa para deixar de provar os quitutes típicos. O bolo de milho, ou de fubá combinam perfeitamente com a Festa Junina. No entanto, eles não precisam ser feitos somente para as festas. Em qualquer época do ano, sempre cairá muito bem com um delicioso cafezinho no final da tarde. O tradicional bolo de fubá pode ser feito com queijo, coco, goiabada, o que só irá acrescentar mais sabor à receita. Enfim, o milho é um alimento versátil e fácil de combinar, seja nos pratos doces ou salgados.

Então, por quê não aproveitar a ocasião para preparar uma receita usando o milho como ingrediente?

Bolo cremoso de milho com leite condensado

Ingredientes:

3 espigas de milho verde (ou 2 latas e meia) de milho em conserva, escorridos

1 lata de leite condensado

3 ovos inteiros

50 g de coco ralado desidratado

50 g de parmesão ralado

1 colher de sopa de fermento em pó

A mesma medida da lata de leite condensado de leite

1 colher de (sopa) rasa de margarina

Mode de Fazer:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes. Bata bem até formar um creme homogêneo. Depois de bater coloque a mistura numa tigela e acrescente o fermento, mexendo delicadamente. Coloque a massa em forma de buraco, untada com margarina. Leve ao forno preaquecido por 35 minutos, deixe esfriar e desenforme. Esse bolo fica cremoso, com a consistência de um pudim.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário