quinta-feira, 25 de julho de 2013

Retorno às aulas sem ansiedade

Faltam poucos dias para o fim das férias de julho, e isso requer uma preparação prévia, tanto dos pais quanto das crianças, para que a volta à rotina não se torne um sacrifício.

Embora sejam mais curtas do que as férias de verão, as férias de meio de ano servem para dar um descanso não só aos pais, mas também aos professores e alunos, que retomam as aulas com mais disposição. Mas é bom que os pais ajudem os filhos a se prepararem para a volta à escola.
 
Depois de um período sem horários fixos para comer, dormir e brincar, é bom ir voltando aos poucos à rotina, pelo menos uma semana antes do início das aulas. Algumas atitudes podem ajudar:

Se a família estiver viajando, o ideal é voltar uns dias antes para deixar tudo organizado. É importante também ir conversando com os filhos sobre o reinício do ano letivo, mostrando-lhes que não é apenas uma "obrigação", mas como uma forma de entender o mundo e aprender coisas novas.

Incentive-o a voltar ao colégio no primeiro dia de aula para que vá se entrosando novamente com os colegas, e acompanhe o processo de readaptação que a escola prepara para o retorno dos alunos.

Organize os livros, fale dos capítulos que serão estudados fazendo um resumo dos assuntos. Mostre interesse pelo conteúdo das matérias, deixando claro que eles podem perguntar sempre que quiserem.

Verifique se está faltando algum material; lápis, canetas, borrachas e cadernos talvez precisem ser providenciados. Observe se os livros e cadernos precisam ser encapados. Compre algo novo, as crianças adoram!

Confira se o uniforme está em bom estado, assim como a mochila e o calçado que seu filho usa na escola.

Se as crianças tiveram dificuldade em alguma matéria, dê mais atenção a ela, providenciando o suporte necessário para sanar as dúvidas logo que forem surgindo, não deixando para perto das provas. Peça ajuda na escola, acompanhe de perto o conteúdo das aulas. Procure em outros livros, pesquise o assunto na internet para ajudar à criança a entender a matéria. Se achar melhor, procure um professor particular para tirar as dúvidas, antes que elas se acumulem no final do ano letivo.

Mostre às crianças o prazer de aprender, levando-os à bibliotecas, exposições, museus de arte, tecnologias, históricos, e outros. Eles  despertam o interesse das crianças em aprender coisas novas.

Comente os assuntos da atualidade com eles, fale do clima, dos acontecimentos mundiais, da história do Brasil e do mundo, de maneira que eles possam entender.

Incentive-os a ler textos em jornais e revistas. Peça-lhes para fazer um pequeno resumo do que leram, explique o que eles tiverem dúvidas, pergunte o significado de algumas palavras do texto. Faça isso sem cobrança; o intuito é fazê-los se interessarem pela leitura, e a interpretar o que leram. Isso ajuda muito na hora de estudar e entender o enunciado das questões em exercícios ou provas.

Compareça à escola sempre que possível, ou sempre que for solicitado. Ajude as crianças com as tarefas de casa. E, procure não mostrar irritação ou ansiedade com a volta à rotina, para que as crianças também encarem de forma natural.


Bom retorno!








Nenhum comentário:

Postar um comentário