segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Forever young...


"Forever young, I want to be forever young..." diz a velha canção. A juventude é como diamantes ao sol. E diamantes são para sempre...

A juventude é considerada, pela maioria das pessoas, a melhor fase da vida. Não é para menos, já que nesta fase estamos cheios de entusiasmo e alegria, desbravamos o mundo como se fôssemos pioneiros, sem nos darmos conta de que muitos vieram antes de nós preparando o caminho que iremos percorrer ao longo da existência.

Na juventude, não temos medo de nada, achamos que sabemos de tudo. Cheio de "razão" contestamos as regras estabelecidas e, às vezes, protestamos só por protestar. Ignoramos tudo o que vem da "voz da experiência" dos mais velhos, e muitas vezes, só iremos lhes dar razão quando também chegarmos à velhice, já que experiência ninguém pode transmitir...

Nesta fase, "inventamos" problemas, as coisas mais bobas parecem intransponíveis e se transformam em verdadeiros "dramas". Tudo parece que é "para sempre", sejam as dúvidas, os medos, as amizades que fazemos na escola, o primeiro amor, as decepções, e tudo o mais que faça parte do nosso mundinho...

O tempo passa, a experiência nos transforma, mas envelhecer é opcional... A juventude talvez seja apenas um "estado de espírito"... e, como tal, pode ser mantida a vida toda... Mas, a emoção de ver ou sentir as coisas pela primeira vez é inigualável... O primeiro amor, o primeiro beijo, ninguém esquece! Estaremos sempre à procura das mesmas sensações em cada nova tentativa. Aquela velha chama permanece em nós, mesmo que só na lembrança, e isso nos mantém vivos. Pois só envelhecemos quando permitimos que os nossos sonhos envelheçam... e sonhos não envelhecem!

Essa é uma homenagem a todos os jovens, de qualquer idade, pelo "Dia Nacional da Juventude", comemorado hoje, dia 12 de agosto.

Desde 2002, em todo dia 12 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Juventude. O projeto determinando a data, de autoria da deputada Alcione Athayde (PSB-RJ), transformou-se na Lei 10.515/02, sancionada pelo ex-presidente da república. De acordo com a deputada, existem hoje no Brasil aproximadamente 35 milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define o jovem como aquele que se encontra na faixa entre os 15 e 24 anos. Já outros órgãos, como os do terceiro setor, preferem dar essa classificação às pessoas com idade entre 19 e 29 anos, separando-os dos adolescentes.

Segundo uma máxima popular: “Os jovens de hoje são o futuro de amanhã”... Eles constituem atualmente, aproximadamente um terço da população do planeta. E é óbvio que eles serão o futuro de cada nação e a solução para os problemas do mundo, se estiverem dispostos a transformá-lo num lugar melhor. Portanto, ser jovem também significa fazer escolhas sensatas como: se aprimorar nos estudos, ouvir os conselhos dos pais, estar atento às suas responsabilidades, e aprender com os bons exemplos e conselhos, respeitar os outros, e acima de tudo, lembrar que a juventude, assim como tudo na vida, também é passageira. 

Preparar_se para a vida de adulto requer aprendizado, e isso começa já na infância.

Parabéns a toda juventude brasileira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário