quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O sonho de um líder...

"É preciso acreditar nos sonhos, são eles que movem o invisível" (Gilberto de Queiroz). E, por causa de um sonho, um homem tornou-se mundialmente conhecido. Estou me referindo ao Rev. Martin Luther King Jr., famoso por seu discurso “I Have a Dream” ("Eu tenho um sonho"), que completa hoje, dia 28 de agosto, 50 anos.

Diante de uma multidão de mais de 200 mil pessoas, reunida em frente ao monumento de Abraham Lincoln, Martin Luther King fez um pronunciamento na "Marcha sobre Washington". Seu discurso é considerado um dos maiores na história, enfatizando "o seu sonho", no qual, a igualdade de direitos entre brancos e negros nos Estados Unidos, um dia se tornaria realidade. Ele viveu e morreu por causa deste sonho, e também foi considerado um mártir, por tomar para si a esperança de um povo oprimido, e por lutar por uma causa que era latente no coração daquela nação.
 
Convencido de que chegaria um dia em que todas as barreiras sociais e raciais nos Estados Unidos desapareceriam, não se acovardou nem diante das ameaças sofridas em junho de 1964, dizendo: "Se a vida é o preço que devo pagar para que meus irmãos e irmãs sejam livres de uma permanente morte do espírito, então nada pode me inspirar mais".

Por sua luta em prol dos direitos civis e contra a segregação racial em seu país, em 10 de dezembro de 1964, Luther King se tornou a pessoa mais nova a receber o Prêmio Nobel da Paz, sendo morto em Memphis, no dia 4 de abril de 1968, aos 39 anos.

Ainda hoje, 50 anos depois daquele histórico discurso, que deu o impulso definitivo para um movimento de direitos civis que ainda dividia o país, “I Have a Dream”, tem sido símbolo das lutas pela liberdade no mundo todo. A universalidade da mensagem fez com que as palavras ditas por Martin Luther King hoje tenha lugar fixo na maioria das listas de melhores discursos do século XX. Mas não é só isso, elas também influenciaram o movimento estudantil dos anos 60 contra a Guerra do Vietnã, e outros movimentos pela liberdade, o ressurgimento do feminismo, e até o movimento 'Red Power'" dos nativos americanos no final da década. A frase célebre, também se transformou em um slogan fora dos Estados Unidos: foi bradada no movimento contra o 'apartheid' na África do Sul, escrita no muro de Berlim e na muralha construída por Israel na Cisjordânia, estampada em cartazes durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim em 1989.
 
Como diria  Fernando Pessoa: "O Homem é do tamanho do seu sonho." E sonhos podem mudar o mundo...
 
Fonte: Wikipédia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário